Everyday Life através das lentes de Guy Berryman

Pelo Instagram, o baixista compartilhou fotografias e memórias desde as gravações até o lançamento do álbum.

22.nov.2019

Seis dias antes de Everyday Life, o oitavo álbum de estúdio de Coldplay, chegar às plataformas digitais e prateleiras do mundo todo, Guy Berryman começou a compartilhar suas memórias das sessões de gravação através de fotografias publicadas em seu perfil no Instagram.

Até o lançamento, nesta sexta-feira (22), o baixista publicou diversas fotos em que revela momentos que marcaram a concepção do álbum, como o ponto de partida (ainda em São Paulo, no encerramento da turnê) e o nascimento de seu segundo filho.

Recém chegado na rede social, o baixista revelou que as gravações começaram no mesmo momento em que ele criou a sua conta, em janeiro de 2019. Berryman pediu desculpas pelo silêncio durante este tempo. “Agora eu espero que vocês entendam o porquê!”, adicionou, na publicação em que anunciou o seguimento das fotografias, tomadas com câmeras Leica.

Primeira imagem publicada pelo baixista mostra o ícone de Sunrise. (Imagem: Guy Berryman/Reprodução/Instagram)
Primeira imagem publicada pelo baixista mostra o ícone de Sunrise. (Imagem: Guy Berryman/Reprodução/Instagram)

Então, durante a maior parte da duração dessa conta, estávamos gravando nosso álbum e foi tudo extremamente secreto. Desculpas pelo silêncio — agora espero que vocês possam entender o porquê!

Faltando seis dias para o lançamento do Everyday Life, parece uma boa ideia começar a compartilhar fotos da jornada que estou tendo com meus grandes irmãos de armas! ⁣

16.nov.2019

Foi ainda durante a turnê de divulgação de A Head Full of Dreams que a banda iniciou o processo criativo de Everyday Life. “Acho justo dizer que Chris nunca para de escrever”, escreveu o baixista, na publicação de uma foto em São Paulo, durante a última passagem da banda pelo Brasil.

A selva de pedra de São Paulo, em registro da última passagem da banda pelo Brasil. (Imagem: Guy Berryman/Reprodução/Instagram)
A selva de pedra de São Paulo, em registro da última passagem da banda pelo Brasil. (Imagem: Guy Berryman/Reprodução/Instagram)

O início do processo de criação de um álbum não é fácil para nós — acho justo dizer que Chris nunca para de escrever e durante a última turnê estávamos capturando ideias ao longo do caminho — mas há músicas no novo álbum que até antecipam a turnê.

16.nov.2019

Logo depois, a banda seguiu para a região da Toscana, na Itália, para uma das primeiras gravações “formais” — conforme as palavras do próprio Berryman — do álbum.

À esquerda: Jonny Buckland e Guy Berryman caminham entre as ruelas das cidades medievais da Toscana, na Itália.
À direita: Registro das montanhas na região da Toscana, na Itália. (Imagem: Guy Berryman/Reprodução/Instagram)
(Imagens: Guy Berryman/Reprodução/Instagram)

Uma das primeiras sessões de gravação ‘formais’ de Everyday Life ocorreu no final de 2017, entre colinas e cidades medievais desertas da Toscana, Itália.

Adoramos gravar em prédios que não necessariamente são estúdios — nosso ‘Dream Team’ de produtores construiu um equipamento de gravação móvel que nos permite instalar em locais incomuns — como um antigo prédio de pedra no meio do interior da Itália.

16.nov.2019
Os integrantes do Coldplay durante as sessões em Gloucestershire, na Inglaterra. (Imagens: Guy Berryman/Instagram/Reprodução)

Guy Berryman compartilhou diversas imagens da banda em momentos distintos, em estúdio. A sessão seguinte à realizada na Itália ocorreu em uma casa antiga no condado de Gloucestershire, na Inglaterra.

O baixista faz alguns comentários amistosos a respeito dos colegas e destaca alguns momentos mais específicos das gravações.

Sobre a foto de Will Champion com as percussões [segunda na galeria, da esquerda para a direita], adicionou: “O baterista mais forte que você provavelmente ouvirá — preste atenção nos seus ouvidos!” e, em outra publicação, “Um homem de muitos talentos.”

Phil Harvey, quinto integrante e diretor artístico de Coldplay, ganhou ainda o rótulo de “lenda geral”. “O menos visto Phil Harvey, nos ensaios da semana passada”, escreveu Guy, em publicação do dia 18 de outubro.

Berryman conta que, no nascimento de seu segundo filho, a banda instalou as sessões em um local próximo da sua casa.

Meu filho nasceu recentemente e, por isso, fizemos esta sessão perto de minha casa, para que eu não precisasse viajar muito — essa é a natureza lendária dos meus companheiros de banda.

17.nov.2019

O baixista relata, também, os primeiros momentos após a chegada da banda à cidade de Amã, onde gravou os shows de lançamento de Everyday Life, transmitidos ao vivo pelo YouTube, nesta sexta-feira (22).

Através de suas lentes, Berryman registrou as cenas da vida cotidiana — da everyday life — das pessoas que vivem e trabalham na capital da Jordânia.

A everyday life da cidade de Amã, na Jordânia. (Imagens: Guy Berryman/Instagram/Reprodução)

Prestes a subir ao palco para o espetáculo de Sunrise, que abriu as duas transmissões, Berryman fez um registro final, publicado logo antes do início dos shows.

Um privilégio de tocar com meus irmãos em um local tão incrível esta manhã. Toda a equipe trabalhou incansavelmente para juntar tudo isso e sem eles não seríamos nada. Obrigado pessoal. E obrigado a quem se sintonizou.⁣ Até o pôr do sol…

22.nov.2019
Jonny Buckland e Chris Martin se preparam para o primeiro dos shows de lançamento de Everyday Life. (Imagem: Guy Berryman/Instagram/Reprodução)
Jonny Buckland e Chris Martin se preparam para o primeiro dos shows de lançamento de Everyday Life. (Imagem: Guy Berryman/Instagram/Reprodução)

Comentários

As mensagens deixadas por leitores não são responsabilidade do Coldplay Brasil. Vale lembrar que, como não compactuamos com discurso de ódio, comentários que sejam ofensivos serão excluídos. Nós também utilizamos o Akismet para tentar reduzir spam. Clicando aqui você entende como seus dados são processados.

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo