Essa postagem é uma tradução de um artigo publicação do The Guardian, do dia 27 de novembro, escrito por Matt Fidler e com fotos de Sarah Lee. A tradução e adaptação para o português foram feitas por Marcelo Monteiro com colaboração de Maurício Mossmann.
Projeto de conceito
O estúdio de captação de digital motion The Imaginarium assumiu a liderança na preparação do conceito dos personagens chimpanzés que aparecem no videoclipe de Adventure Of A Lifetime. Abaixo estão os projetos iniciais feitos pela artista Silvia Bartoli.
O design do personagem de Chris Martin.
Jonny Buckland – e seu conhecido chapéu.
Will Champion.
O personagem de Guy Berryman completo, com seu brinco.
Os integrantes do Coldplay vestem a roupa especial no estúdio. A banda foi capturada com sistemas de corpo e face simultâneos e uma câmera virtual.
Como criaturas, chimpanzés são uns dos mais difíceis de se animar. Não apenas o fato de que eles tem um quê de humanos ao se movimentarem, mas eles são cobertos de pelo. Adicione a isso o fato de que não tínhamos fundo gravado, e estávamos pedindo montes de qualquer pós-colaborador.
Hannah Clark, produtora
A equipe da Mathematic — uma companhia de efeitos visuais, animação e motion design de Paris — se encarregou do extenso desenvolvimento em cada um dos personagens.
O resultado final visto no vídeo.
Negócio de macacos
Fundada em 2011 por Andy Serkis e Jonathan Cavendish, o único estúdio e companhia de produção Imaginarium desenvolve e produz seus próprios filmes, projetos de TV, e material interativo.
Andy Serkis demonstra como escalar nas armações do estúdio.
Chris Martin testa suas técnicas de balanço… e parece estar muito feliz com sua vida de macaco.
Cada videoclipe do Coldplay é uma nova aventura. Eles geralmente começam com uma ligação de Chris à meia-noite e terminam com um elefante andando de monociclo ou uma sala de música construída na neve.
Mat Whitecross, diretor
Uma imagem do alter-ego de Martin balançando-se em uma árvore.
Ação
O diretor Mat Whitecross filma a banda usando uma câmera especial. O Coldplay não está tocando instrumentos reais, mas objetos semelhantes para permitir a criação de posições realísticas do corpo.
Nós inicialmente começamos com muitos potenciais avatares. Will era um chimpanzé, Jonny era um lutador mexicano, Guy era um robô e Chris era um duende. Instantaneamente, todos eles queriam ser macacos, então Andy começou a mostrá-los como se enfeitar e macaquear.
Imaginarium
De volta ao baixo: Guy Berryman é finalmente processado em seu personagem macaco.
Marcação precisa
Os rostos da banda são cobertos por uma maquiagem especial que reflete e capta a luz de uma forma legível pela tecnologia dos computadores para criar macacos precisos.
O sistema do corpo utiliza 500 câmeras Vicon que foram criadas em Oxford. Há uma “luz infravermelha” na câmera que atinge marcadores retro-refletores em pontos-chave do corpo, e que voltam para a lente. Essa informação é calculada em um esqueleto em tempo real. Nós podemos colocar qualquer pele nesse esqueleto. Nesse caso, a banda está brincando de marionetes com macacos, e estão aptos a verem performando-se como chimpanzés em TVs no estúdio.
Imaginarium
Cada integrante da banda veste um sistema de câmera montada na cabeça. Esses SCMNs são configurados em uma solução de três câmeras, e disto, os animadores puderam criar pontos em 3D a partir desses múltiplos fluxos de vídeo.
O vídeo demorou seis meses para ficar pronto, no total. O resultado final mostra os quatro chimpanzés enquanto eles vão em uma Adventure Of A Lifetime descobrindo música.
A caráter
Eles criaram especialmente adições para o braço de Martin, permitindo que ele andasse como um macaco, com braços mais longos para apoiar seu peso.
Andy se abaixa para falar sobre algumas poses com Guy Berryman.
Depois de ter a chance de conhecer Chris Martin em um voo, fiquei feliz em saber que ele trabalhou muitas vezes com meu amigo e diretor do filme Sex & Drugs & Rock & Rol, Mat Whitecross, que havia convencido-o de que Captura de Movimento era o melhor meio para o próximo videoclipe do Coldplay.
Andy Serkis
Amigos primatas: a banda trabalhando na sequência da dança inspirada na disco music.
Para nós, foi um desafio como nenhum outro e nós apenas aproveitamos a chance. Além disso, ver o Coldplay andando por aí como macacos foi muito engraçado!
Guillaume Marien, Mathematic
Esquerda: Logo no início do desenvolvimento das sequências de animação
Direita: Mathematic adicionando fundos e o detalhe do chão da floresta
Eu fui permitida de circular livremente em qualquer lugar, durante a filmagem, o que foi estranho. No set, normalmente eu tento sempre ficar fora do caminho!
Sarah Lee, fotógrafa