“Havia uma boa quantia de material novo hoje à noite (um total de seis músicas) apenas uma das quais tinha qualquer hipótese de já ter sido ouvida por alguém da plateia”
— Roadie #42, Rock Im Park, Nuremberg, Alemanha
A gravação começou quando a banda ainda estava no meio da “Viva La Vida World Tour”, em 2009. O álbum seria lançado em dezembro de 2010, como uma “entrada de década”, mas foi adiado para 2011, já que o término do álbum estava longe de se alcançar.
“Já temos algumas ideias para as novas canções. Nós nunca paramos de escrever. Nós vamos para o estúdio com todos os nossos melhores planos, e acabamos por fazer aquilo que não era a nossa intenção. É simplesmente emocionante saber o que vai sair nos alto-falantes daqui a um ano. Temos coisas muito excitantes preparadas. É hora de levar a nossa música para direções diferentes e explorar outras vias”
— Guy Berryman
De acordo com Chris, “Mylo Xyloto” é “baseado em uma história de amor com um final feliz”, na qual dois protagonistas que vivem em um opressivo e distópico meio ambiente, se conhecem através de uma gangue, e apaixonam-se. Chris também declarou que o estilo do álbum seria o de uma “fanfarra” e que apresentaria um som mais despojado.
“Mylo Xyloto” recebeu 3 indicações no Grammy Awards, além de críticas mistas e favoráveis. Tornou-se o primeiro álbum a vender 80 mil cópias digitais apenas na primeira semana no iTunes e também deu a banda o título de segundo maior álbum nas primeiras semanas de venda de 2011, atrás apenas do álbum “Born This Way”, de Lady Gaga.