COLDPLAY BRASiL

Especial 18 anos de Coldplay – X&Y

X&Y foi, sem dúvida, o álbum mais aguardado da história do Coldplay. Mas por trás de toda a empolgação em volta do álbum mais vendido de 2005 no mundo, havia um certo descontentamento da banda com o material já gravado e muita controvérsia sobre se a banda sequer estivesse no estúdio.

Nós realmente achamos que temos de nos afastar por um tempo, e nós certamente não iremos divulgar nada este ano, porque eu acho que as pessoas estão um pouco cansados de nós.

Chris Martin

Havia um desconforto sobre o conteúdo do álbum, que primeiramente se chamaria Zero Theory, o que fazia com que as gravações se estendessem ainda mais e os prazos previstos para o lançamento do álbum fosse sendo cada vez mais adiados (a primeira data confirmada foi 2004), resultando em uma brusca queda das ações da EMI Music e um prejuízo de milhões para a gravadora. De tanto descartar músicas, em geral “chatas” e “frias”, como ditas por eles, 60 canções foram escritas durante as sessões do álbum.

A versão que todos conhecemos de X&Y foi resultado de uma terceira sessão de gravação focada em álbum. Isso porque eles não estavam satisfeitos com os dois primeiros resultados das sessões iniciais com Ken Nelson, produtor do álbum — e que também produziu A Rush Of Blood To The Head e Parachutes. Então, eles mudaram os sons das músicas e dispensaram o trabalho de Nelson, que não produziu mais o restante do álbum. No dia 18 de maio de 2005 a situação se reverteu, e o primeiro single, Speed Of Sound, foi lançado.

No mesmo dia, a canção foi tocada pela primeira vez no rádio, no programa de Steve Lamacq na BBC Radio 1. Steve, que anos antes recebeia o Safety EP das mãos de Chris Martin, para que alguma música dele fosse tocada, recebeu o vocalista e Will Champion nos estúdios para um bate-papo celebrando o lançamento tão aguardado.

2005_05_18_JBa

Chris e eu entregamos o single para Steve Lamacq na Radio 1. Estávamos nervosos quanto à reação, especialmente os emails e textos enviados. Tenho certeza que eles escondem os que falam mal.

Jonny Buckland

Clique aqui e veja mais sobre o álbum na seção &Y do Tempo oficial do Coldplay.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *