Em um momento crítico em que a pandemia do novo coronavírus começa a testar a capacidade dos sistemas de saúde, todo apoio é essencial. Ao redor do mundo, os hospitais estão sobrecarregados e países montam hospitais de campanha em estádios e prédios para atender à demanda.
No Reino Unido, a situação não é diferente. O Serviço Nacional de Saúde (NHS, na sigla original), equivalente ao Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, procura 250 mil voluntários para atuarem e ajudarem no combate à doença.
Ao longo das últimas semanas, ingleses começaram um movimento para homenagear funcionários, prestadores de cuidados e voluntários que atuam no sistema. Das janelas e sacadas, populares fizeram um “panelaço” celebrando-os.
Hoje, diversos artistas se reuniram, em um vídeo, para estender o seu apoio e levar o movimento às redes sociais. Cantores, atores, jogadores de futebol e apresentadores, incluindo Elton John, Paul McCartney, Ricky Gervais, Stormzy, Eddie Redmayne e David Beckham deixaram sua mensagem de apoio com a hashtag #ThankYouNHS, encabeçados pela Oficial de Enfermagem do sistema, Ruth May.
“Eu gostaria de dizer um grande e pessoal obrigado a todos que estão trabalhando muito duro neste momento. Há algumas outras pessoas que também gostariam de compartilhar seu agradecimento”, disse May.