COLDPLAY BRASiL

Chris Martin diz que Coldplay só voltará em turnê quando shows forem sustentáveis

Chris Martin em entrevista ao programa Breakfast. (Imagem: Frame de vídeo/BBC/Reprodução)

Em entrevista ao programa Breakfast, do canal BBC One, exibida nesta quinta-feira (21), Chris Martin revelou que Coldplay fará uma pausa de grandes espetáculos para pensá-los a partir do ponto de vista ambiental.

Na cidade de Amã, capital da Jordânia, para as apresentações de lançamento do álbum Everyday Life, o vocalista reforçou que a banda não sairá em turnê para sua divulgação.

“Nós vamos tirar o ano que vem ou dois para pensar em como podemos não apenas nossa turnê pode ser sustentável, mas também, ambientalmente benéficas”, declarou Martin. O vocalista, ainda, questionou a respeito de como aproveitar os recursos que a turnê cria para fazer tê-la um impacto positivo.

Martin revela que o sonho da banda seria um concerto em que nenhum material plástico seja utilizado e mantido através de energia solar.

Desde a turnê de divulgação de A Rush of Blood to the Head, Coldplay já leva aos seus shows campanhas, como as parcerias com organizações como a Oxfam e a Global Citizen, além de sempre terem demonstrado um ativismo presente — não apenas em relação ao meio ambiente.

Transporte é dilema

Para Chris Martin, um dos principais pontos desse questionamento da banda é o transporte. O avião, principal meio, emite altos índices de dióxido de carbono na atmosfera, o que gera grande impacto ambiental.

A sueca Greta Thunberg, ativista ambiental de 16 anos, navegou para o porto de Nova Iorque ladeada por uma frota de 17 veleiros representando cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A sueca Greta Thunberg, ativista ambiental de 16 anos, navegou para o porto de Nova Iorque ladeada por uma frota de 17 veleiros representando cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. (Imagem: ONU/Mark Garten)

Em agosto, a ativista Greta Thunberg, de 16 anos, ganhou notoriedade ao embarcar em uma viagem de veleiro, de Londres a Nova Iorque, para participar da conferência sobre o clima da Organização das Nações Unidas (ONU). Os discursos contundentes de Greta, na conferência, reacenderam o debate sobre as mudanças climáticas, principalmente devido à alta nas queimadas na Amazônia Legal que ocorria à época.

“É uma questão de aceitar que você tem que dar o seu melhor e não ser excessivamente zeloso em criticar os outros, porque todo mundo vai aparecer se você provar que é fácil fazer do jeito certo”, explica Chris Martin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *