Nesta segunda-feira (17), pelas redes sociais oficiais do Coldplay, Chris Martin publicou um vídeo parabenizando os 10 anos do movimento Meat Free Monday (algo como segunda livre de carne, em tradução livre).
Falando em nome da banda, o vocalista destacou que é “uma ideia incrível”. “O fato de que nos encorajamos a pensar de onde vem a carne e o quanto a consumimos só pode ser uma coisa boa”, acrescentou, “para nós, para os animais e para o planeta”.
Happy 10th birthday to #MeatFreeMonday! #MFMCountMeIn
Love c, w, g, j & p pic.twitter.com/JsjWLM1RvL— Coldplay (@coldplay) June 17, 2019
Vocalista já foi vegetariano
Martin já foi vegetariano e, em 2005, a organização não-governamental People for the Ethical Treatment of Animals (PETA) chegou a elege-lo como o “vegetariano mais sexy do ano”.
No entanto, em uma entrevista à rádio da BBC em 2014, revelou que, após separar-se da atriz Gwyneth Paltrow, havia voltado a comer carne, mas apenas de animais que ele próprio seria capaz de matar. “Eu mataria um peixe, não uma girafa”, explicou.
O movimento
O Meat Free Monday é um movimento que surgiu em 2009, liderado por Paul McCartney e suas filhas Mary e Stella, cujo objetivo é conscientizar as pessoas a respeito do impacto ambiental que a produção de carne para o consumo humano tem e reduzir, ao menos em um dia da semana, o seu consumo.
Um dos objetivos principais é aumentar a conscientização sobre o impacto ambiental do consumo de carne e incentivar as pessoas a ajudar a desacelerar a mudança climática e preservar recursos naturais preciosos, e melhorar sua saúde, tendo, pelo menos, um dia livre de carne a cada semana.
Entre os maiores argumentos do movimento, estão a emissão de gases na criação bovina, o cruel abate dos animais e uma possível extinção das espécies, além da carne como alto fator de risco de câncer.
Uma resposta
Espero que ele se torne ao menos vegetariano um dia.