“A Message”, a canção do Coldplay que “é amor”

Vamos conhecer um pouco mais sobre uma das favoritas dos fãs.

11.out.2015
coldplay hope for haiti
A banda apresentando a canção no Hope For Haiti Now, em 2010. (Foto: Divulgação)

Dando continuidade à nossa coluna Por Trás da Canção, desta vez, vamos trazer alguns detalhes de uma canção que foi sugerida pra gente pela nossa página no Facebook. A sugestão veio da Nataline Ribeiro, que afirmou querer saber um pouco mais sobre A Message, pois nunca havia achado curiosidades sobre a música. Você pode mandar sua sugestão de música para o próximo post – e agradeceríamos muito se você mandasse algum fato sobre ela também – pela nossa página de contato.


“A Message” faz parte do terceiro álbum da banda, X&Y, e isso todo mundo já sabe (e que tal ler os posts que fizemos para comemorar os 10 anos do álbum?). Não era fácil a situação da banda no estúdio, gravando o disco. O Coldplay havia terminado sua primeira grande turnê, e Chris estava com dúvidas quanto à sua capacidade de  composição e que passava 60% do tempo pensando que não poderia escrever músicas.

outside

 

O Troubadour, onde ocorreu a primeira apresentação de X&Y – e de A Message.

A inspiração para escrever “A Message” veio de uma canção chamada “My Song Is Love Unknown”, escrita em 1964 por John Ireland, compositor britânico. Chris Martin declarou, em uma entrevista à Q Magazine, que se tratava de um de seus hinos favoritos. “Tem uma influência muito grande das igrejas na banda, porque todos nós crescemos cantando nas missas”, disse o vocalista.

Foi uma das últimas músicas a entrar no álbum. Depois de Chris Martin voltar de uma viagem para Gana com a Oxfam, em janeiro de 2005, a banda continuou trabalhando muito para incluir novas canções no repertório. Em uma outra entrevista, dessa vez para a Rolling Stone, em 2005, Chris falou que escreveu “A Message” sentado nu em um sofá. “Tem várias músicas em X&Y que vieram de lugar nenhum – foi como puxar elas para fora da cartola”, disse o vocalista. “Eu acordei no meio da noite, corri escada abaixo e esta música veio pronta, como uma visita que chega tarde da noite. Fiquei muito empolgado. É a mesma sensação de pegar um peixe momentos antes de ir embora e quando todos os outros pescadores já se foram”.

No evento beneficente que levantou fundos para as vítimas do terremoto no Haiti, o Hope For Haiti Now, o Coldplay apresentou uma versão bem diferente de “A Message”, mudando um pouco da letra e da melodia da música.

“A Message” esteve presente na setlist do primeiro show da X&Y Era, no Troubador. Secreta, e apenas com a presença de alguns fãs, a apresentação serviu para que a plateia fosse “se acostumando” com o novo som da banda, e para eles ensaiarem também. A NME Magazine ouviu o álbum antes de todo mundo, e relatou que a canção tinha muito violão, e de que não havia dúvidas sobre qual atriz de Hollywood a canção se refere (em termos mais atuais, “se referia”).

Comentários

As mensagens deixadas por leitores não são responsabilidade do Coldplay Brasil. Vale lembrar que, como não compactuamos com discurso de ódio, comentários que sejam ofensivos serão excluídos. Nós também utilizamos o Akismet para tentar reduzir spam. Clicando aqui você entende como seus dados são processados.
  1. nata

    11.out.2015, 19:34

    Amei o post, obrigada por esclarecer minha dúvida ?

    • Equipe CPBR

      11.out.2015, 22:20

      Agradecemos a sua participação! ♥

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo