Olá, Coldplayers!
2013 diz adeus e nós da equipe do Coldplay Brasil juntamos os fatos mais importantes que aconteceram com a banda nesse ano que se passou, fazendo um especial que também será a última postagem do ano.
Foi difícil filtrar o conteúdo e fazer um post pequeno. Tentamos fazer o menor possível, mas, falhamos.
Antes de mais nada, gostaríamos de agradecer por todas as visualizações que vocês nos deram nesse primeiro ano do CPBR. Foram mais de 35 mil visualizações pelo mundo inteiro, em países como Estados Unidos, Malásia, Rússia, Alemanha, China, Portugal, Reino Unido, França e Canadá.
Janeiro
2013 não começou como o Coldplay gostaria. Sem um certo motivo (respirando fundo. Realmente temos que colocar isso aqui?), a banda teve que cancelar a turnê que passaria pela América Latina. A Mylo Xyloto Tour passaria por países como Chile e Argentina, e, óbvio, o Brasil. Em nota no site, foi declarado o seguinte:
Queridos amigos da América Latina.
Sentimos muito por dizer isso, mas por circunstâncias além do nosso controle, nós não teremos como remarcar as datas da turnê em 2013. Por conta disso, estamos muito tristes.
Se servir como uma pequena consolação, nós realmente teremos seu canto do mundo à frente de nossas mentes quando chegar a hora de fazer tudo de novo.
Obrigado por sua incrível paciência e apoio.
Com amor, Chris, Will, Jonny, Guy.
Mas a banda foi indicada em duas categorias no Brit Awards, Melhor Single Britânico com Princess Of China e Melhor Ato Ao Vivo Britânico, pela excelente turnê. A cerimônia aconteceu no dia 20 de fevereiro e a banda levou a estatueta de Melhor Ato Ao Vivo Britânico – uhu!
No dia 16 de janeiro, houve uma data muito especial para a banda. A comemoração de, nada mais, nada menos, que 15 anos desde o primeiro show – ainda com o nome de Starfish.
Não houve muita comemoração por conta desse acontecimento, mas há um vídeo na qual a banda fala sobre o show enquanto algumas imagens do dia aparecem.
Fevereiro
O segundo mês do ano serviu para amenizar a situação após o cancelamento da turnê, mas a gente nunca vai esquecer. Clocks foi eleita melhor música da última década pelos ouvintes do BBC Radio 6 Music’s Gratest Hits. A primeira edição das Mylo Xyloto Comics, que conta a história por trás do álbum, foi lançada, como prometido ao final do vídeo de Hurts Like Heaven (se você não está lembrado, ao fim, aparece Coming up in 2013). Na história, Mylo, um garoto, descobre ser um CarKid, um tipo de rebelde que luta contra a ditadura de Major Minus, que não permite cor alguma nas ruas.
No dia 27, o We Are Coldplayers – primeiro nome do Coldplay Brasil – foi lançado.
Março
Em março, conhecemos a versão acústica de In My Place que seria usada em um vídeo especial para a versão da música. O vídeo, que seria feito com a ajuda de fãs, foi feito em parceria com a Oxfam e Mat Whitecross, para tentar conscientizar as pessoas sobre a grilagem de terra. Você pode saber mais sobre isso, em nossa entrevista com eles.
E nos bastidores do Brit Awards, Will deu algumas possíveis informações sobre o novo álbum da banda. Jonny disse que as sessões não eram focadas, especialmente, em um álbum. Já Will, deu um comentário super negativo sobre o trabalho:
Pode ser bom fazer algo mais despojado ou acústico. As últimas sessões no estúdio têm sido absolutamente terríveis. É um lixo abstrato, totalmente sem noção. Talvez vocês nunca escutem essas músicas, mesmo que a gente resolva lançar
Abril
Nesse mês, mais uma vez tivemos um lançamento do Coldplay sendo eleito como melhor. Desta vez, o álbum A Rush Of Blood To The Head, eleito por ouvintes da BBC Radio 1 como melhor álbum. Superou nomes como Pink Floyd, Queen e outros nomes clássicos. Pelo Twitter, a banda agradeceu aos votos:
Wow, A Rush Of Blood To The Head foi nomeado o melhor álbum de todos os tempos pelos ouvintes da BBC Radio 2. Incrível, obrigado à todos!
Ainda em abril, o Twitter oficial da banda chegou ao número de 10 milhões de seguidores.
A banda também participou do Record Store Day com um pacote especial. O pacote incluía a primeira edição das Mylo Xyloto Comics e um vinil 7″ com Hurts Like Heaven e Us Against The World – Live.
Fechando o mês, nós do Coldplay Brasil entrevistamos o Al Kinley e a Esme da Oxfam On Tour With Coldplay. Conversamos sobre como foi fazer um novo vídeo para a banda, como os fãs se portaram na tarefa de mandarem as mídias e muito mais.
Confira a entrevista!
A música do Coldplay une as pessoas em todo o mundo — Al Kinley
Maio
O Coldplay foi nominado a receber o Silver Clef Award. Nordoff Robins, organização que ajuda na recuperação de pessoas com a musica, anunciou que o Coldplay receberia o prêmio Royal Albert Hall Best British Atc Award [Melhor Performance Britânica].
Tivemos também um vídeo super empolgante, no qual a banda diz estar trabalhando. A mensagem de aniversário para Aviv Geffen, um amigo da banda, acabou sendo comemorada sim pelos fãs.
Em vídeo de comemoração ao aniversário de um grande amigo da banda, Chris revelou que estavam trabalhando em algo.
E o Chris foi visto com U2! Chris foi visto com a banda de Bono Vox, na volta da banda aos estúdios Eletric Lady em Los Angeles. Ele negou qualquer chance de parceria e ainda disse que não esteve por lá. Abaixo temos um vídeo que comprova que Mr. Martin mentiu pra nós.
Junho
Will, leal ao seu ofício, fez uma participação na série da HBO, Game Of Thrones. O baterista apareceu por poucos segundos, fazendo papel de percussionista. Will é um grande fã da série, assiste sempre que consegue, mas não foi o primeiro músico a dar as pintas em GOT. Gary Lightbody, vocalista do Snow Patrol também apareceu.
Depois de um ano com o visual de Live 2012, o Coldplay finalmente atualiza seus perfis nas redes sociais. Tudo diferente!
No dia seis, o X&Y completou oito anos de lançamento. O álbum – mais vendido de 2005 – marca uma nova era na história do Coldplay, onde mudaram para um estilo meio eletrônico.
Já no dia 12, tivemos o aniversário do sucessor de X&Y, o Viva La Vida – que também se tornou mais vendido no seu ano de lançamento. O álbum rendeu sete indicações da banda ao GRAMMY, fazendo com que 2007 fosse o melhor ano para eles. A banda levou três vitrolas.
A banda ainda tirou um tempinho pra fazer um show beneficente com Elton John. Os instrumentos estavam decorados com a lá Mylo Xyloto e a plateia recebeu Xylobands. O show foi pequeno e pra poucas pessoas, mas, pode ter certeza, entrou pra história da banda.
Julho
O We Are Coldplayers se torna Coldplay Brasil, agregando mais conteúdo e notícias mais completas. A mudança foi no dia 16 de outubro. Usuários que entrassem no antigo blog, veriam uma mensagem de mudança, que pedia para visitarem o novo blog.
Depois de aparecer em Game Of Thrones, o fofíssimo Will completou 35 anos. Claro que nós do Coldplay Brasil não esquecemos e fizemos uma homenagem pra ele.
A banda fez o leilão das últimas telas com as artes do álbum Mylo Xyloto restantes. As artes foram feitas pelos próprios integrantes da banda e o dinheiro arrecadado com os leilões foi revertido à Kids Company, que ajuda crianças desfavorecidas em Londres.
Em novembro de 2012, foi realizada uma exposição com as telas, que arrecadou mais de £630 mil.
O segundo álbum da banda, Parachutes completou 13 anos de lançamento. O álbum, que foi dedicado à mãe de Will Champion, Sara Champion, por conta de sua morte devido a um câncer, começou a ser gravado em 1999. Ganhou vários certificados de platina e de ouro. Além de GRAMMY de Melhor Álbum Alternativo e Brit Award de Melhor Álbum Britânico. Pelo Channel 4, foi eleito o 25º melhor álbum de todos os tempos.
A Warner confirma a compra do selo Parlophone. Agora, é a gravadora quem representa a banda no Brasil. Outros artistas como David Guetta e Iron Maiden também aderiram a mudança. A EMI Music Brasil foi vendida à Universal Music, e não existe mais no país.
Encerrando o mês, temos um fato pra lá de curioso. Uma pesquisa realizada por um site de relacionamento constatou que fãs de Coldplay têm menos chance de ter relações sexuais no primeiro encontro. Saiba mais aqui.
Agosto
O Bebê Real, George, filho do Príncipe William e da – ex-plebeia – Kate Middleton, está aprendendo a ter um bom gosto musical desde pequeno. Seu pai, canta músicas de ninar do Coldplay ao filho. Mesmo sendo mal capaz de segurar uma nota como o próprio William se chama, o Bebê Real dorme após a cantoria do pai que é um grande fã da banda e particularmente de hits como Paradise e Yellow.
E depois de dois anos sem lançar algo inédito, a banda anunciou o lançamento de Atlas. A canção, que faz parte da trilha sonora de Jogos Vorazes: Em Chamas, foi anunciada no dia nove de agosto.
A princípio, a música seria lançada no dia 26 de agosto. Mas, quatro dias antes do lançamento, a data foi adiada para o dia seis de setembro – oito, no Reino Unido, mas isso é assunto no mês de setembro, aqui na retrospectiva -, sendo assim, a primeira vez que a banda lança uma canção oficialmente para um filme.
Uma nova canção do Coldplay, Atlas, estará na trilha sonora do filme Jogos Vorazes: Em Chamas. Anchorman.
A capa do single Atlas foi revelada no dia 26 de agosto.
Phil Harvey, o empresário da banda – e também quinto integrante, não podemos esquecer -, completou 37 anos de vida. Outro aniversariante, foi o álbum A Rush Of Blood To The Head, que completou 11 anos de lançamento.
Setembro
O mês já começava fazendo com que os Coldplayers ficassem com os nervos à flor da pele. No dia dois, saiu uma preview de Atlas, e, faltando um dia para o lançamento, a música vazou. Nada que impedisse a canção de atingir a posição #2 no iTunes em menos de 5h de lançamento.
E às 16h de Londres (meio-dia, aqui), foi lançado o lyric video de Atlas, que nos guia numa viagem intergalática com deuses, estrelas, flechas, tordos, e, claro, a letra da música.
Naquele mesmo momento, a música era reproduzida pela primeira vez numa rádio, a BBC Radio 1.
Jonny Buckland, o cara que já foi elogiado até pelo Slash, fez 36 anos. Como sempre, não falaram nada no Twitter ou algo assim. Mas… no mesmo Twitter, os brasileiros foram apaixonadamente elogiados.
Depois de muito tempo tentando fazer com que o Anchorman tweetasse algo em português, a Gabi – sim, sempre ela – conseguiu esse feito. E, digamos que, o tweet saiu meio… errado…
Gabi: Vocês sempre esquecem o Brasil. Por quê? Nós os amamos, diga algo em português…
Anchorman: “Nós nunca esqueceria Brasil”
Outubro
Chris, o alvo dos holofotes, participou do show de seu parceirão, Jay-Z. O cantor – e agora, rapper – fez uma aparição na canção Heart Of The City. O show foi na O2 Arena e eles foram pra lá de metrô (?).
E, mais uma vez falando sobre Atlas, a canção recebeu sua primeira indicação. E em um prêmio de cinema! Não de música. Foi no Hollywood Film Awards onde a banda recebeu o prêmio de Hollywood Song Award. Chris foi até o Beverly Hilton Hotel receber a estatueta e ainda fez uma versão acústica de Atlas, que pode ser considerada a primeira versão ao vivo dela (a versão de verdade, com a banda toda, foi no Under 1 Roof).
Abaixo temos ibagens da apresentação:
O Mylo Xyloto completou dois anos de lançamento e não teve nada especial pra ele – coitado.
Especial mesmo foi saber que dois álbuns da banda ficaram entre os 500 melhores da história, segundo a NME. Parachutes ficou em 272º lugar e A Rush Of Blood To The Head em 266º.
E fechando o mês, a VEVO lançou um novo vídeo do registro Live 2012. Trata-se da versão de Fix You.
Novembro
O Mylo ficou na 27ª posição de um ranking da Complex Magazine, das 50 melhores capas de álbuns pop (sim, você leu isso, pop). A lista incluía nomes como Katy Perry e Miley Cyrus.
E foi anunciado que a banda se apresentaria no Under 1 Roof, um show organizado pela Kids Company – olha ela aí de novo, minha gente! – para arrecadar fundos. O show teria a participação de Lily Allen, Fearne Cotton, Rizzle Ricks e outros.
E Chris tocou com um grande ídolo seu, Michael J. Fox, em um evento realizado pelo próprio ator, que tem uma fundação que luta contra o Parkinson.
Mesmo lançado uma só música e tendo feito um show apenas no ano, segundo a Forbes, o Coldplay foi o quinto artista que mais faturou no ano, com 64 milhões adquiridos.
Dezembro
Fechando o ano finalmente!, dezembro foi um dos melhores meses nesse ano para a banda.
Eles receberam duas indicações ao GRAMMY, uma indicação para o Golden Globe Awards, uma pré-indicação ao Oscar, uma indicação ao Critics’ Choice Award e 9º lugar nas melhores bandas de todos os tempos, segundo a KROQ FM.
Mas nem tudo são flores e o jornal Mirror criticou a banda por ter gastado milhões com a Mylo Xyloto Tour.
E no clima para o show do Under 1 Roof, a banda se apresentou em um pub, e tocou no Live Lounge da BBC Radio 1.
Um grande show, que aconteceu no dia 19. Xylobands prontas, o público pronto. Estaria a banda pronta?
E eles mostraram que estavam.
O show durou 45 minutos e eu aposto que deve ter dado uma saudade de quanto a banda estava em turnê. A setlist deixava um pouco de lado o Mylo Xyloto e dava mais atenção para os clássicos.
2013 foi um ótimo ano, e que 2014 venha com tudo e traga muitas notícias do Coldplay para nós. Será um ótimo ano para a banda, com certeza. Será que nossa primeira notícia do ano será sobre algum single ou algo do LP6? Esperamos que sim. Até mais!
Respostas de 3
Qualquer notícia que vir em 2014 é boa hehe, que venha o LP6 logo!!!
Ficou muito boa retrospectiva, muito bem escrito e elaborado o post todo. Parabéns!
Muuuuuuito bom relembrar tudo que aconteceu esse ano, ficou ótimo, parabéns *-*