COLDPLAY BRASiL

Especial 18 anos de Coldplay – A Rush Of Blood to The Head

Vencedor de três Grammy Awards e considerado o melhor álbum de 2002 pela Billboard, A Rush Of Blood To The Head fez com que o Coldplay se tornasse uma das bandas com maiores vendas de discos no mundo todo. Este é o segundo e – considerado por muitos fãs – melhor álbum da carreira da banda, mostrando uma sonoridade diferente do seu antecessor, Parachutes, com mais guitarras e o uso do piano em várias canções.

As gravações do A Rush Of Blood To The Head começaram ainda em 2001, quando o Coldplay estava se tornando cada vez mais conhecido fora do Reino Unido. Os ataques de 11 de setembro inspiraram a banda, que entrou em estúdio uma semana após o ocorrido. Em 2002, foram headliners do Glastonbury pela primeira vez e tocaram algumas canções inéditas do A Rush, incluindo Politik e Clocks. In My Place foi a primeira canção a ficar pronta e, segundo Chris Martin, foi ela quem os manteve fortes e inspirados para seguir com as gravações, já que eles estavam num período “estranho e sem saber o que realmente estavam fazendo” e é por isso que foi lançada como o primeiro single, em agosto de 2002.

O álbum rendeu grandes conquistas à banda. Venceu a categoria Melhor Álbum do Ano no BRIT Awards e chegou a vender 273 mil cópias na primeira semana no Reino Unido e 144 mil nos EUA, mais do que o Parachutes. Com o sucesso dos singles Clocks e The Scientist, ficou na parada de discos mais vendidos por aproximadamente um ano. Mais de dez anos após seu lançamento, já acumula cerca de 15 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo e foi eleito o álbum favorito de todos os tempos por ouvintes da rádio BBC.

E a turnê A Rush Of Blood To The Head estava indo muito bem naquela época. Passando pela Europa, América do Norte e até pelo Brasil em 2003, a banda ainda fez questão de registrar o show realizado em Sydney e lançá-lo em DVD, que recebeu o nome de Live 2003, para fechar a era A Rush com chave de ouro.

2003_11_04_WC

A ideia de fazer um DVD não foi muito atraente por um longo tempo, mas o período em torno do lançamento e a turnê do Rush Of Blood era tão caótico e agitado que nós sentimos que poderia ser bom documentá-lo. Eu não acho que Hollywood será chamada tão já, mas é interessante olhar para aquele período do tempo.

Will Champion, em anotação.

Clique aqui e veja mais sobre o álbum na seção A Rush Of Blood To The Head na Linha do Tempo oficial do Coldplay.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *