Todo mundo adora receber aquele button incrível no show do Coldplay, escrito ‘Love’. Porém, poucas pessoas sabem realmente a história dessa organização sem fins lucrativos e como o Chris Martin se envolveu com a causa.
Os criadores do movimento foram os doutores Habib Sadeghi e sua esposa, Sherry Sami. Habib passou por uma situação delicada no passado, na qual enfrentou um câncer e passou por cirurgias. Inspirado por um amigo, ele escreveu a palavra amor em sua palma da mão, antes de um procedimento cirúrgico. Aquilo era a inspiração para ele, o que de fato lhe dava muita força. Após isso, ele criou o design do Love Button, e usava o buttom como uma memória de que a cura está sempre junto com o amor.
As pessoas começaram a perguntar sobre aquele button e Habib pensou então em como isso poderia ajudar muita gente a se lembrar sobre o amor, e a gentileza. A ideia foi crescendo e o cantor da banda, Chris Martin, começou a apoiá-los também. A organização começou a aparecer em locais maiores e a banda então adotou a distribuição dos buttons em seus shows.
Já que o movimento é sobre compartilhar amor e gentileza, a organização é representada juntamente com o Coldplay durante sua turnê. Voluntariados feitos com fãs da banda ao redor do mundo são realizados para promover ajuda, apoio e claro – muito amor a todos envolvidos. Conversamos com o representante do ‘Love Button’, Garrick Dawson, que nos contou um pouco sobre o movimento e sua experiência no Brasil.
Sou o representante do Love Button durante a turnê ‘Music Of The Spheres’. Em cada cidade que visitamos durante os shows, fazemos parceria com organizações locais e encontramos voluntários para ajudar nas atividades. Isso permite que os voluntários experimentem coisas que eles têm nunca fizeram antes e se envolvem com a comunidade local. Isso também apresenta alguns ao voluntariado pela primeira vez, o que esperamos que continuem fazendo depois que partirmos!
Garrick Dawson
Confira algumas perguntas do bate papo do CPBR com Garrick Dawson.
Uma das parcerias da organização foi com o Teto Brasil e SP Invisível. Como foi a parceria com organizações no Brasil?
O Teto foi incrível. Fizemos parceria com eles também na América Latina, conseguimos completar o ciclo vivenciando tudo o que eles fazem como organização. Nossos voluntários construíram casas, pintaram, esverdearam comunidades e instalaram sistemas de filtragem de água. Eles são uma organização incrível e eu encorajaria qualquer um que pudesse ser voluntário com eles. Você sairá com uma experiência incomparável a qualquer outra.
Qual a diferença que você sentiu nos voluntariados em outros locais do mundo comparado com Brasil?
O Brasil e a América Latina em geral, em primeiro lugar, é muito quente. Em segundo lugar, a cultura e as pessoas são uma experiência que nunca tive antes. Foi a minha primeira vez aqui, todos estão genuinamente felizes, amam seus países, você nunca ande por aí e veja alguém que não está sorrindo. Não conte a ninguém, mas é definitivamente o meu continente favorito.
E o que você sente sobre os voluntários, que a maioria são fãs do Coldplay?
Muitos dos voluntários nunca se voluntariaram antes – o que é algo muito importante. Os torcedores mais loucos são definitivamente da América Latina. Eles ficam na fila por mais de oito horas, independentemente do calor, e os voluntários chegam com muita empolgação para as atividades. Não há comparação. Os fãs têm muita paixão pela banda, além apenas da música. Eu digo isso várias vezes e vou dizer novamente. Love Button tem os melhores voluntários do mundo.
Que mensagem você acha que o Coldplay quer passar para os fãs ao apoiar o movimento Love Button?
Acho que a mensagem principal é espalhar bondade para todos. Nenhum indivíduo é diferente do outro – somos todos iguais, como dizem ‘todo mundo é um alienígena em algum lugar’. Estamos todos juntos nessa, a vida de cada um é diferente, mas é importante sempre olhar para as pessoas com gentileza.
Confira algumas fotos dos voluntariados que ocorreram no Brasil. (Todas as fotos são de autoria do Love Button).
Para conhecer mais sobre as instituições parceiras, clique aqui para descobrir sobre o Teto e aqui para entender mais do SP Invisível. Encorajamos todos a praticarem atividades voluntárias, pois o resultado desse trabalho enche os corações de quem trabalha e de quem é ajudado.
Conheça mais também sobre a organização Love Button clicando aqui. Esse conteúdo foi produzido com ajuda de Garrick Dawson, agradecemos muito a organização pelo carinho com a comunidade brasileira.