A campanha de lançamento dos novos carros elétricos da BMW tem uma trilha sonora especial. “Higher Power”, o novo single do Coldplay, embala os comerciais para a TV que se inspiram, literalmente, numa “força superior” para transmitir a mensagem em sintonia com a “alegria elétrica” da canção. O tema musical é apenas um dos estágios da parceria entre a banda e a montadora alemã, e marca “o início de uma colaboração de longo prazo”.
De acordo com um comunicado oficial da empresa, a relação tem como ponto principal a sustentabilidade. “Nas discussões iniciais, percebemos rapidamente: Coldplay e BMW compartilham muitos objetivos comuns que vão muito além do marketing”, disse Jens Thiemer, vice-presidente sênior de cliente e marca. A banda seguirá colaborando em um intenso processo criativo que renderá mais ações com a empresa. “Já estamos ansiosos para realizar projetos emocionantes no que diz respeito à sustentabilidade em uma colaboração intensiva e substancial com o Coldplay”, conta Stefan Ponikva, vice-presidente de comunicação e experiência de marca.
“Estamos orgulhosos de fazer parceria com a BMW, como parte de nossos esforços para tornar tudo o que fazemos o mais sustentável possível. A tecnologia que a BMW usa em seus carros elétricos pode impulsionar nossas apresentações ao vivo quase inteiramente com energia renovável”, destacou Coldplay.
Coldplay, BMW, menos resíduos e energia limpa
É justamente o fator sustentabilidade que impulsionou a parceria, uma vez que Coldplay nunca cedeu direitos de uso de suas canções para fins publicitários – salvo raras exceções, como em uma divulgação do iTunes ao som de “Viva La Vida”, em 2008.
Em 2019, Chris Martin contou, em entrevista à BBC, que a banda faria uma pausa com os grandes espetáculos para poder pensá-los de forma a não ter impactos negativos no meio ambiente. “Nós vamos tirar o ano que vem ou dois para pensar em como podemos não apenas tornar nossas turnês sustentáveis, mas também, ambientalmente benéficas”, declarou
De acordo com o vocalista, as principais preocupações da banda são no uso de materiais plásticos, além das fontes de energia e, a principal delas, com o transporte. O avião, único meio de transporte intercontinental, emite altos índices de dióxido de carbono na atmosfera. “É uma questão de aceitar que você tem que dar o seu melhor e não ser excessivamente zeloso em criticar os outros, porque todo mundo vai aparecer se você provar que é fácil fazer do jeito certo”, explica Chris Martin.