Nesta segunda (23), Coldplay usou as redes sociais para convidar governadores de estados brasileiros a participarem do Global Citizen Live, no próximo 25 de setembro. O evento vai durar 24h e reunir políticos, líderes de diversos cantos do mundo e artistas, incluindo Coldplay, para pressionar o mundo a combater a crise climática. O show será apresentado dos seis continentes, em Lagos, Paris, Nova Iorque, Londres, Los Angeles, Seul, Sidney, além do Rio de Janeiro.
Pelo Twitter, a banda se dirigiu a governadores de oito estados brasileiros. Waldez Góes (PDT), do Amapá; Helder Barbalho (MDB), do Pará; Mauro Mendes (Democratas), do Mato Grosso; Coronel Marcos Rocha (PSL), de Rondônia; João Azevêdo (Cidadania), da Paraíba; Wellington Dias (PT), do Piauí; Wilson Lima (PSC), do Amazonas; e Camilo Santana (PT), do Ceará foram convidados a discutir as mudanças climáticas.
“Os estados que vocês representam têm uma grande oportunidade de fazer ação climática histórica”, escreveram os integrantes. “Vocês se juntarão a nós com compromissos na conservação e adaptação?”, questionaram.
Governadores respondem ao Coldplay
Ao longo do dia, os governadores citados pela banda responderam ao questionamento. Helder Barbalho respondeu à banda, dizendo que ele e sua família acompanharão o Global Citizen Live. “Obrigado pelo seu comprometimento com nossas florestas, nossa biodiversidade e nosso povo. O plano Amazônia Agora do estado do Pará para a conservação ambiental e o desenvolvimento local é o nosso compromisso”, destacou o governador do Pará.
Camilo Santana (PT), do Ceará, ressaltou que o estado está “comprometido com as ações climáticas e na preservação do meio ambiente”, e aceitou o convite para participar do evento.
O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), disse que a sua gestão quer reduzir o desmatamento ilegal em 15% até o final de 2022, e abriu o canal para discutir a pauta ambiental:
Waldez Góes (PDT), governador do Amapá, afirmou que “o mundo merece muito mais do que a humanidade pode oferecer neste momento da história”, e disse que a banda pode contar com seu governo para cumprir seu dever.
Conferência do clima acontece em novembro
Coldplay ainda destacou que, em novembro, o Reino Unido sediará a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26). O evento acontecerá poucos meses após a ONU divulgar um relatório preocupante, que responsabiliza o ser humano pelo aumento de fenômenos extremos, como queimadas e enchentes.
A banda cobrou Alok Sharma, presidente da conferência e membro do parlamento britânico, e Tariq Ahmad, ministro da Commonwealth, a demonstrar apoio a pequenos agricultores.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também foi citado. Em um primeiro tweet, Coldplay citou Biden, além do Secretário de Estado Antony Blinken; o enviado especial para assuntos climáticos John Kerry; e a conselheira da Casa Branca para assuntos climáticos Gina McCarthy, pedindo que o país plante um bilhão de árvores até 2030.