COLDPLAY BRASiL

Era Parachutes

“Tudo o que eu sei é que não há nada do que fugir, porque todo mundo aqui tem alguém em que apoiar”

As gravações do álbum foram iniciadas no final de 1999 e finalizadas em 2000. O primeiro single, “Shiver”, foi lançado em março e alcançou a posição trinta e cinco na parada do Reino Unido e teve seu videoclipe exibido na MTV, sendo o primeiro da banda a passar no canal.

Em junho, com o lançamento de Yellow, o Coldplay finalmente viu uma de suas canções no top 5 das paradas. “Yellow” emplacou no quarto lugar no Reino Unido e então se tornou um hit, o que fez com que a banda ganhasse fama mundial.

Em julho, a banda estampou a capa de uma revista pela primeira vez. A NME da semana do dia 6 de julho de 2000 trazia o Coldplay e o dizer “O céu é o limite!”.

Agora famosos como a pior venda de uma NME.

Chris Martin

Parachutes chegou às lojas em julho de 2000 e atingiu a posição de numero um no Reino Unido, ficando entre os dias 22 e 28 daquele mês no topo da parada. Para celebrar o lançamento do disco, o Coldplay se apresentou na loja HMV, em Londres – em seu 100º show.

Assista à apresentação de “Yellow” durante o lançamento de Parachutes

A banda começou a focar nos Estados Unidos e então o álbum foi lançado por lá em novembro, atingindo a posição 51 na Billboard 200. No ano seguinte eles embarcaram em uma série de shows no país, ganhando cada vez mais reconhecimento por lá.

Will Champion, Guy Berryman e Jonny Buckland posam após ganharem seu primeiro GRAMMY. (Imagem: Reprodução)

As coisas ficaram ainda melhores quando Parachutes venceu o GRAMMY de Melhor Álbum Alternativo em 2002, sendo o primeiro troféu recebido por eles na premiação.

Nós ganhamos Melhor Alternativo, o que nos deixou surpresos pois Radiohead e Björk também estavam indicados.

Guy Berryman