Encerrada a primeira fase de votações para a 63ª edição do Grammy, no último dia 12, a Billboard adiantou as principais movimentações dos membros votantes da Academia de Gravação.
A publicação cita as movimentações dos representantes dos artistas e suas estratégias em busca de uma indicação. Após listar alguns dos principais destaques do ano, como fortes concorrentes nas categorias mais importantes, a revista anuncia outros “cinco outros álbuns incertos”, “que poderiam ter competido em mais de uma categoria” e “estão competindo este ano.”
Segundo a revista, Coldplay é um dos artistas concorrentes à categoria de Melhor Álbum de Rock, com Everyday Life, lançado em novembro passado. “Ghost Stories (2014) e o Kaleidoscope EP (2017) foram nomeados para Melhor Álbum de Vocal Pop. Antes disso, a banda foi indicada três vezes como Melhor Álbum de Rock, vencendo uma vez. Antes disso, a banda foi indicada duas vezes ao prêmio de Melhor Álbum de Música Alternativa, vencendo as duas”, relembra.
Previsões e submissões
Já o site GoldDerby, especializado em previsões de premiações, chega a incluir Everyday Life entre os “fortes competidores” da categoria Álbum do Ano, que estaria entre as submissões do Coldplay.
O portal também adianta que, entre as submissões da banda feitas pela Warner Music à Academia, está também o single “Orphans”, nas categorias Canção do Ano, Gravação do Ano, Melhor Canção de Rock e Melhor Performance de Rock.
Levando em conta ambas as publicações, as submissões do Coldplay são, portanto, as seguintes:
Everyday Life
- Álbum do Ano
- Melhor Álbum de Rock
“Orphans”
- Canção do Ano
- Gravação do Ano
- Melhor Canção de Rock
- Melhor Performance de Rock
A Academia ainda não revelou quando anunciará os indicados ao Grammy. Até o momento, a premiação continua marcada para o dia 31 de janeiro, e não chegando a ser adiada, a exemplo do que ocorreu com o Oscar.
Histórico
Até hoje, Coldplay já conquistou 7 Grammys, de um total de 29 indicações. A primeira vitória foi com Parachutes, seu álbum de estreia, na categoria Melhor Álbum de Música Alternativa, em 2002. Em 2009, a banda foi uma das maiores indicadas da edição, conquistando três seis categorias na qual foi indicada: Melhor Álbum de Rock, com Viva La Vida or Death and all His Friends, Melhor Performance de Pop e Canção do Ano, com “Viva La Vida”.