Zero Theory foi o primeiro nome pensado para o terceiro álbum do Coldplay. Um certo desconforto com o conteúdo do álbum fez com que a finalização se atrasasse e causasse prejuízo para a EMI Music.
A banda também foi prejudicada perdendo um grande bônus em dinheiro, mas eles estavam pouco ligando para isso. Se sentiram mais livres para irem até seus limites e fazer o melhor álbum possível.
A versão do X&Y que conhecemos é resultado de uma terceira sessão de gravação. Chris decidiu em um último momento adicionar mais uma faixa, “Talk”, que segundo ele, era o grande destaque, fazendo com que o lançamento atrasasse mais ainda.
Antes de dar inicio a divulgação do X&Y, eles fizeram pequenos shows secretos em Amsterdã, Colônia e Madrid, onde tocaram algumas músicas novas. O show de lançamento ocorreu na Round Chapel, uma igreja na Inglaterra, e foi transmitido pela MTV para o mundo todo.
“Speed Of Sound” foi lançada em 18 de maio de 2005 pela BBC Radio 1 como o primeiro single e fez história na parada americana chegando ao oitavo lugar. Coldplay foi o primeiro artista britânico depois dos Beatles a emplacar uma canção no top 10 da Billboard Hot 100.
Chris e eu entregamos o single para Steve Lamacq da BBC Radio 1. Nós estávamos nervosos quanto à reação, especialmente os e-mails e textos. Eu tenho certeza que eles escondem os que falam mal.
Jonny Buckland
X&Y chegou às prateleiras em 6 de junho e atingiu o topo em 28 países. O inicio da Twisted Logic Tour — até agora, a unica turnê da banda sem receber o nome do álbum promovido — e a apresentação no Glastonbury fizeram com que o álbum continuasse a vender cada vez mais até se tornar o álbum mais vendido daquele ano.