Especial Coldplay Brasil 10 anos, 2013: Brit Awards e o lançamento de “Atlas”

Relembre o que aconteceu de importante na carreira da banda em 2013

14.fev.2023

O Especial Coldplay Brasil 10 anos é uma série de posts que publicaremos ao longo do ano de 2023 em comemoração ao aniversário do site. Relembraremos os momentos mais importantes que ocorreram nestes 10 anos, tanto na carreira da banda quanto na história do Coldplay Brasil.


2013 é um ano mais do que especial para nós do Coldplay Brasil. É o ano em que o nosso fã site nasceu. Muitas conquistas vieram desde então, tanto para a banda, quanto para nós. Mas isso é assunto para um futuro post que publicaremos, contando mais sobre nossa história. Para iniciarmos, falaremos dos acontecimentos mais memoráveis de 2013 na carreira do Coldplay.

Pois bem, em 2013 o Coldplay já havia terminado a Mylo Xyloto Tour – que inclusive passaria pela America Latina na reta final. Um anúncio de dois shows no Brasil: em São Paulo e Porto Alegre, dias 5 e 7 de fevereiro, respectivamente, foi feito em novembro de 2012, deixando os fãs brasileiros super felizes. O que não esperávamos era que, TRÊS dias depois, veio o anúncio do adiamento (e depois cancelamento mesmo – kkkrying) desses shows devido a circunstâncias inesperadas”. Era o que dizia no anuncio oficial publicado pela banda.

Em 20 de fevereiro, Jonny e Will marcaram presença no Brit Awards, no qual Coldplay estava indicado em duas categorias: Melhor Single Britânico com “Princess of China” e Melhor Banda Ao Vivo, sendo vencedores desta. Os dois subiram ao palco para agradecer pelo prêmio.

Meses depois, em agosto, tivemos o anúncio do lançamento de “Atlas”, trilha sonora do filme Jogos Vorazes – Em Chamas, que chegou aos cinemas naquele mesmo ano. Primeiramente, a letra de “Atlas” foi divulgada pelo Coldplay em suas redes sociais, sem maiores informações, apenas uma hashtag #Atlas seguido das iniciais de Chris Martin, “CM”. Minutos depois, veio a confirmação de que se tratava de uma canção que estaria na trilha sonora do filme.

O lançamento estava previsto para 26 de agosto, mas quando faltavam apenas quatro dias para o lançamento a banda anunciou que precisaria adiar (é, outro adiamento para nós pobres fãs de Coldplay) o lançamento para o dia 6 de setembro (global) e 8 de setembro (Reino Unido). “Desculpe pelo atraso”, escreveu Anchorman.

Em 26 de agosto a lindíssima capa, com a estrela do filme, a atriz Jennifer Lawrence, foi divulgada.

Então, em 6 de setembro, finalmente pudemos ouvir “Atlas”, com direito a um lindo vídeo com a letra da canção.

“Atlas” teve um ótimo desempenho nas paradas, chegando no topo do iTunes em 37 países, recebeu um prêmio na 17ª edição do Hollywood Film Awards e também foi indicada ao 72º Globo de Ouro na categoria Melhor Canção Original. Nesta categoria estavam concorrendo também: “Let it Go” do filme “Frozen”, “Ordinary Love” de “Mandela: The Long Walk to Freedom”, “Please Mr. Kennedy” de “Inside Llewyn Davis” e “Sweeter Than Fiction” de “One Chance”. Chris Martin e Gwyneth Paltrow estiveram na premiação, mas “Atlas” perdeu para “Ordinary Love”, do U2.

Chris Martin e Gwyneth Paltrow na cerimônia do Globo de Ouro em que Coldplay foi indicado com a canção "Atlas".
Chris Martin e Gwyneth Paltrow na cerimônia do Globo de Ouro em que Coldplay foi indicado com a canção “Atlas”. Foto: Reprodução

No próximo post da nossa série especial de 10 anos, relembraremos o lançamento do álbum Ghost Stories, em 2014. Até lá!

Comentários

As mensagens deixadas por leitores não são responsabilidade do Coldplay Brasil. Vale lembrar que, como não compactuamos com discurso de ódio, comentários que sejam ofensivos serão excluídos. Nós também utilizamos o Akismet para tentar reduzir spam. Clicando aqui você entende como seus dados são processados.

Deixe um comentário

Skip to content