Conheça o André Vinicius, Coldplayer brasileiro que conheceu a banda em Berlim

O sonho de qualquer coldplayer foi realizado por André: um fã brasileiro. Viagem para para Berlim, incluindo bastidores, soundcheck e foto com a banda.

26.jul.2022
André Vinicius e Joana Freitas em Berlim, com Chris Martin.

Após muito mistério, André Vinicius, natural do Rio Grande do Norte morando em Fortaleza, fã da banda desde 2011 realizou um de seus maiores sonhos: conhecer o Coldplay pessoalmente. O Coldplay Brasil bateu um papo com o vencedor de um sorteio para entender um pouco mais sobre como tudo isso ocorreu.

O sorteio

Tudo começou quando a Prizeo, uma empresa americana privada lançou um sorteio, gerando a oportunidade de conhecer a banda em Berlim. Doações poderiam ser feitas para aumentar suas chances de ganhar o prêmio, mas era possível se inscrever sem doar nenhuma quantia – esse foi o caso de André. Todas as doações foram direcionadas para o David Lynch Foundation, uma fundação de caridade global. O prêmio incluía passagens de avião para Berlim, ingressos para o show do Coldplay, bastidores e foto com a banda.

André se inscreveu e afirmou que desde que entrou no site, sentiu que iria ganhar. “Quando foi um dia de madrugada, eu abri e vi que o e-mail chegou. Fazia 14 horas que eles tinham me mandado, eu precisava que responder em menos de 24h para ganhar o prêmio. Fiquei desesperado, chorei muito aqui na sala. Tinha que preencher os documentos na mesma hora. Inclusive, minha família não apoiou. Ninguém confiou que tudo era real.”

A família do jovem ficou muito preocupada com o prêmio porque tudo aconteceu muito rápido – no mesmo dia que o e-mail chegou, tudo deveria ser preenchido e um acompanhante deveria ser selecionado. André pesquisou todos os detalhes para ter certeza que não estava sendo enganado. “Um dia chegou um e-mail da produção e eu não acreditava. Fui pesquisar para realmente ver se tudo era real.”

André e sua credencial VIP no show em Berlim. (Imagem: André Vinicius)

A acompanhante escolhida por André foi a Joana Freitas – uma de suas melhores amigas. Ela gosta da banda e ama muito a Alemanha, o que a tornou uma acompanhante incrível para a viagem até Berlim.

Apesar de todo o regulamento, tudo foi muito mais grandioso. As passagens de avião chegaram para André, incluindo hospedagem em um hotel famoso em Berlim, com motorista e diversos mimos – o que a todo momento preocupava o Coldplayer, porque tudo estava sendo maravilhoso.

Dia do show

André e sua amiga chegaram no estádio, no dia 10 de julho, com um motorista. Uma entrada super secreta por trás do Estádio fez com que ambos realmente confiassem que todo esse sonho finalmente se tornou uma realidade.

A gente chegou, fomos para nosso camarim de convidados especiais. Tinha um cooler com bebidas, salgados, chocolate, sofá e uma bolsa de presentes, com moletom, camiseta, garrafa e um pôster – que eu esqueci em Amsterdã! Mas foi na casa de um amigo, então um dia eu pego!

Diversos presentes que André e Joana ganharam. (Imagem: André Vinicius)

A passagem de som

Os dois amigos ficaram aguardando a passagem de som no camarim, até que foram finalmente chamados. Um coral de crianças ucranianas também estava no local, com suas famílias. Depois disso, todos saíram e apenas André e Joana ficaram no estádio, assistindo a banda ensaiar as músicas da turnê.

Acompanhados de uma segurança da banda, Chris Martin disse “sejam bem-vindos!” para a dupla, enquanto os amigos subiram no palco.

Eu estava em choque. Nem consegui chorar, só chorei depois.

Spoiler: André contou para gente que uma música nova foi ensaiada nesse dia, parecendo bastante com “The Race”. A assistente da banda afirmou: “Vocês estão escutando uma música nova! Daqui a alguns anos, irão se lembrar dela.”

Foto oficial de André e Joana com Coldplay. (Imagem: André Vinicius).
“Higher Power” de um jeito diferente: abraçando o Chris! (Imagem: André Vinicius)

Chris Martin cantou “Higher Power” com André, depois ensaiou “Charlie Brown” com o resto da banda. Após isso, o fã lembrou que tinha levado uma plaquinha pedindo para que o Coldplay cantasse “Politik”. Chris Martin disse então que se ele quisesse ouvir a música, ele deveria cantar também.

Eu fiquei branco de nervoso. Ele ficou insistindo para que eu cantasse com ele. Eu fui, com vergonha. Cheguei no piano, quase não lembrei a letra. Eu disse, “desculpa, não estou lembrando a letra”. Todos riram.

Uma conversa breve aconteceu entre André e os membros da banda (com exceção de Guy, que estava doente). Jonny afirmou que a viagem que os amigos fizeram foi realmente longa!

Todos os membros estão muito ansiosos para a turnê na América Latina. “Como está seu português, Chris?” – perguntou André. “Está bem ruim, porque agora estou focado no alemão, mas vai melhorar!”.

André já foi em outros shows da banda, em 2016 e 2017. Inclusive, no último show, Jonny apertou a mão do fã.

O backstage

Depois da passagem de show, André e Joana jantaram no camarim exclusivo de convidados especiais e ainda conheceram a chefe da banda – que fez questão de se apresentar.

A segurança acompanhou ambos durante os bastidores, onde eles observaram as roupas, guitarras e todos os instrumentos utilizados pelo Coldplay.

O estádio já estava cheio e André e Joana tiveram a oportunidade de subir no palco B. (Imagem: André)

Eu olhava para o chão para ter certeza que não iria pisar em nada, porque sou muito desastrado. Eu estava colado com as guitarras e não queria chegar perto de jeito nenhum.

O show

Para assistir ao show, a segurança da banda direcionou os dois amigos para uma arquibancada bem próxima ao palco, mas André pediu para que eles fossem para a pista, curtir o show bem de perto e pular.

Com certeza esse desejo foi atendido: além disso, os dois visitaram um lounge com open bar e open food, e depois foram para a pista curtir o show (no caso, era como se fosse uma pista premium, porém na modalidade “early entry”, vendida apenas na Europa/os Estados Unidos, onde os fãs pagam mais para ficar mais perto do palco).

Ensaio da banda com o fã brasileir. (Imagem: André Vinicius).

André afirmou que Joana está ainda mais apaixonada pela banda. Ambos seguiram para Amsterdam, visitando outros amigos e aproveitando o resto da viagem, com muita responsabilidade claro, afinal, o Coldplayer apresentou seu TCC diretamente dos corredores do hotel.

Estamos muito felizes em saber que um fã brasileiro ganhou esse sorteio. Foi um prazer conversar com o André e saber um pouquinho mais desse sonho.

A entrevista foi realizada com a co-founder do CPBR, Gabriela Tignon.

Comentários

As mensagens deixadas por leitores não são responsabilidade do Coldplay Brasil. Vale lembrar que, como não compactuamos com discurso de ódio, comentários que sejam ofensivos serão excluídos. Nós também utilizamos o Akismet para tentar reduzir spam. Clicando aqui você entende como seus dados são processados.

Deixe um comentário

Próximo show
Todas as datas
Pular para o conteúdo