Política, história e Coldplay: a construção da Viva Era

“Chris, Will, Jonny e Guy resolveram sair da zona de conforto e aproveitaram o melhor e o pior contexto possível da época pra construir um álbum bem elaborado.”
23.jun.2018

O ano é 2007.

Em meio a notícias da Guerra do Iraque com o Estados Unidos, massacres de civis e terrorismo combatendo terrorismo, o mundo se torna cada vez mais interessado (ou desesperado) por política.

Neste mesmo ano, o Coldplay decide deixar pra trás tanto as críticas em torno do último álbum lançado — na época X&Y — quanto às abordagens sobre problemas pessoais e introspectivos que sempre eram temas centrais de suas músicas.

Então, em junho de 2007, começava o trabalho em cima do álbum mais vendido do ano seguinte e indicado a seis Grammys – Viva La Vida Or Death And All His Friends. Ali crescia a vontade de se referir a assuntos mais abrangentes, universais, se preocupando mais com os problemas da humanidade.

No entanto, chega o ano de 2008. E com ele a maior crise desde 1929, a economia mundial resolve virar de cabeça pra baixo, Fidel Castro renuncia o comando de Cuba depois de 50 anos, Obama se torna presidente do Estados Unidos. E dentro este caos todo, no Reino Unido, exatamente um ano após o início das gravações do disco, nasce o 4º álbum da banda.

Escutando-o de uma só vez, sentindo faixa por faixa, você já consegue notar a ligação entre amor, guerra e revolução em cada uma delas. Até mesmo nas mais leves. “Life in Technicolor” inicia o álbum com uma melodia de introdução e um coro que carrega uma esperança na garganta, enquanto “Death And All His Friends” o termina como uma súplica de civis ao enfrentar a própria morte na guerra. Leva a música “42” – que baseado em uma teoria seria a resposta pra vida – como um apelo de um cristão à Igreja na época das Cruzadas. E também “Violet Hill”, que foi a primeira música de protesto contra a guerra e foi inspirada em um documentário da Fox News, de acordo com o próprio Chris.

Escutando-o de uma só vez, sentindo faixa por faixa, você já consegue notar a ligação entre amor, guerra e revolução em cada uma delas.

O disco é compacto, tem apenas 47 minutos, mas conta muito mais história do que os três anteriores juntos. Mas a banda decidiu voltar lá atrás na Revolução Francesa como base para criar o conceito do disco e assim encaixar melhor todos seus arranjos e letras.

Viva La Vida, assim chamado pela maioria, tem aspectos lindíssimos em cada pedacinho dele. São muitas as referências e inovações na composição.

O álbum foi moldado com influências hispânicas, foi gravado em algumas igrejas do México e de Barcelona, Chris disse ter lidos vários romances de Charles Dickens durante o processo de gravação, a faixa “Viva La Vida” tem presença de uma orquestra, “Lost!” tem influencia de música tribalista, Brian Eno o produziu e houve até técnicas pra mudar um pouco os vocais do Chris por ele ter uma voz muito reconhecível.

Com tamanhas referências políticas e instrumentais, não poderia faltar a do livro “Otelo, o Mouro de Veneza” de Shakespeare. O livro conta a história de Otelo, um general que tinha muito poder sobre uma ilha, como um monarca. Ele foi induzido por seu tenente a acreditar que sua esposa era infiel e, dominado pela raiva, a matou. Depois disso, perdeu todo o seu poder e se matou quando o tenente confessou que era mentira e que sua esposa era a mais fiel e dedicada do mundo.

A música “Viva La Vida” se remete também a esta interpretação do livro, pois se trata da confissão de um homem que foi poderoso e dominou o mundo, mas que perdeu tudo, assim como Otelo. As citações sobre cavalaria, sinos de Jerusalém e romanos lembram as Cruzadas e os Vassalos, assim como todo este mundo medieval que é mencionado em Otelo.

Chris, Will, Jonny e Guy resolveram sair da zona de conforto e aproveitaram o melhor e o pior contexto possível da época pra construir um álbum bem elaborado.

O que tudo isso deixa claro é que Viva La Vida or Death and All His Friends é mais que um álbum conceitual, ganhador de prêmios, ou até, “o alavancador da carreira da banda”. Chris, Will, Jonny e Guy resolveram sair da zona de conforto e aproveitaram o melhor e o pior contexto possível da época pra construir um álbum bem elaborado, presente e que pode se encaixar em contextos políticos por anos e anos. E ele completa 10 anos este mês deixando a mensagem de que política, conhecimento e posicionamento são arte e arte nós não só tiramos de dentro de nós, como também tiramos do mundo e botamos no papel.

Comentários

As mensagens deixadas por leitores não são responsabilidade do Coldplay Brasil. Vale lembrar que, como não compactuamos com discurso de ódio, comentários que sejam ofensivos serão excluídos. Nós também utilizamos o Akismet para tentar reduzir spam. Clicando aqui você entende como seus dados são processados.

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo