O acatado, porém marcante, início do Coldplay com Safety, segundo a Billboard

Em uma review especial da revista, as três faixas do álbum trazem o molde inicial da banda que conhecemos atualmente.

8.jun.2018

Há exatamente 20 anos, 1998 estava entre nós. O ano foi um marco para o mercado musical, visto que novas bandas apareceram na cena fonográfica, como Train e sua “Meet Virginia” em um álbum homônimo, além de Beyoncé e seu Destiny’s Child, com “No, No, No” no top 5 da Billboard Hot 100. Mas como o sucesso não é para todos, por meio de distribuições de EPs em gravadoras independentes e por pequenos shows, algumas bandas batalhavam para deixar seu marco no mercado musical.

Atualmente com carreiras já consolidadas, poucos conhecem o início dessas trajetórias, e em comemoração aos 20 anos de estreia dessas referências musicais, a Billboard trouxe um especial com oito bandas que lançaram seus debuts ao mercado em 1998. Entre vários renomes como Muse, System of a Down e Queens of the Stone Age, nosso querido Coldplay, ​que recentemente foi indicado à seis categorias nos Billboard Music Awards, também está presente na matéria, com uma pequena review do ​Safety EP​.

O começo de tudo – literalmente

O ​Safety EP​ é considerado o primeiro lançamento público e oficial do Coldplay. Gravado e lançado em 1998, a demo consta com três faixas e teve o custo de produção financiado por ​Phil Harvey, que estudou com Chris Martin e foi convidado para ser o primeiro gerenciador da banda. Com uma foto de Chris na capa, fotografada por John Hilton, um amigo pessoal da banda, e com cerca de 500 cópias produzidas, o EP foi distribuído como demo para algumas gravadoras. No entanto, apesar de ter garantido uma apresentação da banda em um festival de Manchester, apenas 50 cópias foram vendidas, o que torna a gravação raríssima – e até mesmo desconhecida entre alguns fãs.

Coldplay em uma nota em seu site oficial sobre a gravação do ​EP. ​“500 cópias lançadas, 450 cópias direto para a lixeira”, relata Will Champion.

“Safety mostra uma banda já no controle de seu futuro”.

Com três faixas, o Safety EP é como uma saciação do apetite com músicas gravadas como o, agora consolidado, quarteto britânico Coldplay. Apesar de trazer um som diferente do que viria em trabalhos posteriores – como o próprio álbum de estreia da banda, Parachutes, lançado em julho de 2000 -, isso não é necessariamente ruim.

Mesmo que nenhum material tenha chegado de fato ao debute de 2000, não se descarta o fato de que o quarteto já tinha em mente um certo traçado. Safety mostra uma banda já no controle do seu futuro. A voz de Chris Martin tem uma qualidade que se une aos instrumentos utilizados na banda. Seu falsete e a guitarra de Jonny Buckland remetem aos claros anos 90, mas não deixa de ser uma forma de representação do que estaria a vir nos lançamentos futuros do Coldplay. (Alguém poderia, no entanto, argumentar que Guy Beryrman tem um pouco mais a tocar em seu baixo do que nos outros lançamentos).

O lançamento do Safety garantiu uma apresentação da banda em Manchester. Pelo visto, algumas cópias não foram para a lixeira. (Imagem: Debs Wild)

Uma das únicas características que provavelmente estariam em falta seriam os pianos e teclados pelos quais tornaram a banda conhecida – o que ocasionalmente aparece, mas acaba sendo suplantado pela guitarra elétrica (tendo em vista comparações entre sucessos como “Yellow” e “Trouble”, estando um pouco mais na última música).

Os derivados de outros tempos

O Safety EP pode não ser o lançamento mais acessível da banda, mas todas as três faixas – ou poderiam dizer pilares? – que estruturam o álbum estão presentes nos lançamentos posteriores da banda. “Bigger Stronger” e “Such a Rush” estão alocadas como faixas editadas no segundo EP da banda, The Blue Room, e “No More Keeping My Feet on the Ground” como uma B-side do single Yellow.

Não ainda satisfeitos, a banda também produziu um videoclipe para “Bigger Stronger”, com direito a toda a nostalgia e estranheza que os anos 90 remetem.

Imagem de capa da notícia por Debs Wild

Comentários

As mensagens deixadas por leitores não são responsabilidade do Coldplay Brasil. Vale lembrar que, como não compactuamos com discurso de ódio, comentários que sejam ofensivos serão excluídos. Nós também utilizamos o Akismet para tentar reduzir spam. Clicando aqui você entende como seus dados são processados.
  1. cosmicjoke42

    8.jun.2018, 22:58

    <3

Deixe um comentário

Próximo show
Todas as datas
Pular para o conteúdo