1 ano de Ghost Stories – relembre a era do início ao fim

Para celebrar o primeiro aniversário do Ghost Stories, fizemos um resumão sobre a era

22.May.2015

No último dia 19 de maio o sexto álbum de estúdio da banda, intitulado Ghost Stories, completou 1 ano desde o seu lançamento. Inspirado pelo fim do casamento de Chris Martin e Gwyneth Paltrow, o álbum foi lançado com 9 faixas – 12 na edição super luxo vendida pela TARGET. Chris não fez questão de esconder seu sofrimento causado pelo fim do casamento de 12 anos com Gwyneth, então ele o retratou nas músicas do álbum. Ghost Stories vendeu cerca de 1 milhão de copias ao redor do mundo na semana de estreia. Hoje, o álbum já acumula mais de 3.7 milhões de copias vendidas e uma indicação ao Grammy Awards.

chris e gwyneth

Em fevereiro de 2014, Coldplay confirmou presença no iTunes Festival que seria realizado em março nos EUA. A noticia deixou os fãs animados, já que seria o retorno da banda aos palcos. No dia 25 do mesmo mês, a banda liberou o vídeo da canção Midnight, que serviu como uma especie de teaser para o novo álbum. Uma semana mais tarde, exatamente no dia 3 de março, a banda anunciou o sexto – e tão aguardado – álbum de estúdio e aproveitou para divulgar a capa, lista de faixas e data de lançamento, juntamente com o primeiro single Magic, que alcançou o topo do iTunes de diversos países. O videoclipe oficial foi lançado no dia 7 de abril e mostra Chris Martin no papel de “mágico malvado” dono de circo, e “assistente bonzinho” que se apaixona pela mocinha do clipe. A canção foi um sucesso, trilha sonora de novela Império e tudo mais.

No dia 11 de março, Coldplay participou do iTunes Festival SXSW nos Estados Unidos e apresentou pela primeira vez algumas canções do novo álbum. Foram elas: Always in My Head, Magic, Another’s Arms e Midnight. Ainda em março, a banda realizou 2 shows no Sony Pictures Studios, em Los Angeles, nos dias 21 e 22. Estes shows foram gravados para um futuro DVD e um especial “Coldplay: Ghost Stories” que foi transmitido pelo canal americano NBC em 18 de maio. As pessoas que estiveram nestes shows puderam ouvir, além das 4 musicas apresentadas no iTunes Festival, o restante do álbum e foram proibidas de usar celulares, justamente para não gravar as músicas e colocá-las na internet. Coldplay se apresentou em um palco com telão de 360º e algumas estrelas iluminadas, feitas de origami.

letra a sky

Em abril, a banda anunciou o “Lyrics Hunt” uma especie de desafio no qual as letras das músicas do Ghost Stories, escritas a mão, foram escondidas dentro de livros de histórias de fantasmas em bibliotecas de diversas cidades com menos de 100 mil habitantes. Os fãs ficaram encarregados de seguir as pistas dadas pela banda para encontrar as letras escondidas nos livros. Em um dos envelopes com as letras, estava escondido um ticket que, quem encontrasse, iria assistir o show da banda no Royal Albert Hall, em Londres. No fim do mês, Coldplay liberou em sua conta oficial no YouTube o áudio de A Sky Full of Stars, música produzida pelo DJ Avicii.

A Sky Full of Stars foi lançada oficialmente como single no dia 2 de maio de 2014. A música mais agitada do álbum entrou no top 10 da parada americana, a Billboard Hot 100 e recebeu uma indicação ao Grammy na categoria “Melhor Performance por Duo ou Grupo”. Um primeiro clipe para a canção foi gravado, mas acabou sendo descartado. Então, Coldplay resolveu gravar outro clipe em Sydney e pediu a participação de 250 fãs. O vídeo foi lançado no dia 19 de junho. Um ep, intitulado “A Sky Full of Stars EP” foi lançado em 29 de junho com as faixas: A Sky Full of Stars, All Your Friends, Ghost Story e O (part 2/reprise). Hoje, ASFoS possui mais de 200 milhões de execuções no Spotify e o clipe 89 milhões de exibições no Youtube.

a sky full of stars

Em 19 de maio Coldplay lançou seu sexto álbum de estúdio, Ghost Stories. No dia seguinte a banda performou A Sky Full of Stars na final do The Voice EUA. Uma série de shows em pequenos lugares foi anunciada para divulgar o álbum. Seis shows foram marcados:

O show do Royal Albert Hall se esgotou em poucos minutos e um outro show no mesmo local foi marcado para o dia seguinte, totalizando sete shows. Foi noticiado que após o ultimo show no Royal Albert Hall, a banda voltaria ao estúdio para trabalhar no próximo álbum. A faixa True Love foi anunciada como último single do Ghost Stories em 4 de agosto. Seu videoclipe oficial estreou no dia 22 do mesmo mês e trás no final uma mensagem “Anything is Possible” [Tudo é possível]. Porém, em outubro, Ink também foi anunciada como o último single do álbum – dessa vez foi o último mesmo, sério. A banda lançou um clipe interativo para a canção. Para divulgar o DVD Ghost Stories – Live 2014, a banda liberou a versão ao vivo de Ink gravada no Royal Albert Hall.

DSC_1074

Chris comentou cada faixa do álbum (clique aqui para ver). Após o lançamento do Live 2014, a curta era Ghost Stories foi encerrada e, desde então, a banda vem trabalhando no LP7. Você pode clicar aqui e aqui para saber novidades sobre o sucessor do Ghost Stories.

Feliz Aniversário, GS! 

 

Comentários

As mensagens deixadas por leitores não são responsabilidade do Coldplay Brasil. Vale lembrar que, como não compactuamos com discurso de ódio, comentários que sejam ofensivos serão excluídos. Nós também utilizamos o Akismet para tentar reduzir spam. Clicando aqui você entende como seus dados são processados.

Deixe um comentário

Próximo show
Todas as datas