História
História

Coldplay Brasil é um fã-site que tem como intuito informar os fãs de Coldplay sobre os acontecimentos que cercam a banda, com notícias, fotos, vídeos, além de redação de colunas e matérias especiais, criado em 18 de fevereiro de 2013, com o nome de We Are Coldplayers. Apesar de ter apenas três anos e de hoje em dia ter um grande público, o CPBR possui uma grande história cheia de bons momentos, mas também marcada por algumas dificuldades e controvérsias.

Foi durante o caminho para a escola que Marcelo Monteiro teve a ideia de criar um blog para falar sobre Coldplay. Marcelo sempre se sentiu atraído pelas plataformas de blogs e, ao ter essa ideia, uniu o seu amor pela música, pelo jornalismo e por Coldplay, criando então o We Are Coldplayers. Com um tema simples, constituído apenas do seu título, alguns links e posts, foi firmado como objetivo informar os fãs de uma maneira descontraída, informal e direto ao ponto.

comics

A primeira edição da MX Comics está à venda!

Primeiro post, em 27 de fevereiro de 2013

Uma das maiores dificuldades enfrentadas na época era a de se conseguir parcerias e afiliações, já que não havia um endereço próprio, mas sim, do Blogger, que poderiam aumentar o público do blog, constituído apenas de algumas pessoas próximas a Marcelo, que divulgava as matérias com seus seguidores, um por um, no Twitter. Foi então que Marcelo percebeu que era hora de procurar por um titulo melhor para o blog, e tentar conseguir um domínio próprio. É aí que Gabriela Rodrigues entra na história: Gabi, desde 2011, já tinha uma página no Facebook chamada “Coldplay Brasil” e, em 15 de julho de 2013, Gabriela e Marcelo juntaram a página e o blog e criaram o Coldplay Brasil.

Um dos primeiros visuais do Coldplay Brasil, ainda como um blog, em 2013.

Em 30 de abril de 2013 a equipe entrevistou a Oxfam On Tour, para conversar um pouquinho sobre o clipe de uma versão alternativa de In My Place, gravado com apoio dos fãs, que enviaram conteúdo para o videoclipe. Al Kinley e Esme falaram sobre a escolha do conteúdo, o trabalho de edição, e o objetivo do vídeo – mostrar ao Banco Mundial que as pessoas de todo o mundo querem parar com a grilagem de terras -, em um momento muito importante da nossa história.

oxfam

CPBR Entrevista #1: Oxfam On Tour

Entrevista com a Oxfam On Tour, um dos principais momentos da história do CPBR.

No dia 16 de outubro de 2013, um momento e tanto para a história do site: a conta oficial da banda no Twitter seguiu o perfil do site, após o envio de um tweet.

“Olá Anchorman, você poderia dar uma olhada em nosso blog? Estamos esperando por você :-)”

Foi em uma conversa tímida no Twitter que Marcelo conheceu Taynara, que sugeriu a ideia do que se tornou a primeira coluna do site, a Linha do Tempo – com fatos sobre uma determinada época ou acontecimento da banda. Marcelo e Taynara foram, aos poucos, tornando-se grandes amigos e foi ela quem proporcionou uma mudança extremamente significativa para que o Coldplay Brasil começasse a decolar, quando, de presente, comprou a assinatura de um domínio, e em 24 de março de 2014, o ColdplayBrasil.com foi ao ar.

bandnoteDurante a era Ghost Stories, o Coldplay Brasil promoveu algumas ações de integração com seus seguidores, como o projeto #SelfieStories, onde os fãs enviavam selfies suas com o álbum em mãos, além de um hotsite repleto de informações, detalhes e links do álbum. Ao longo do ano de 2014, fomos firmando novas parcerias e reformulando padrões e princípios.

Foi nessa mesma época que foi criada nossa atual logo, usando o pássaro do single Magic. Naquele tempo, Marcelo e Gabriela procuraram para um logo que pudesse ser uma identidade marcante para o site, e no momento em que o single foi lançado, ambos pensaram que poderia ser uma boa ideia – e a logo é usada até os dias de hoje.

10320446_569264683190676_7317201940343886255_n

Alguns dos fãs que posaram para a campanha #SelfieStories, em 2014.

Quando 2015 começou, Marcelo e Gabriela pensaram que a equipe estava precisando de mais alguma pessoa para fazer parte dela, e então lembraram de uma grande amiga que sempre mostrou uma grande admiração pelo CPBR e um gosto pelo jornalismo, e no dia 24 de março de 2015, Karina Ferreira se juntou à equipe.

Ainda em 2015, acompanhamos todo o processo de transição da banda para a era A Head Full Of Dreams. Rumores de shows, declarações de Chris Martin sobre um suposto fim da banda, a confirmação do título – ainda em 2014 -, até a divulgação das informações do álbum. Em 24 de julho saíram as primeiras informações concretas quanto a shows no Brasil, em uma das notícias mais compartilhadas da história do Coldplay Brasil: 400 mil pessoas alcançadas, 3 mil curtidas e quase 800 comentários.

Rock in Rio 2011_Marcos Hermes

Segundo jornal, Coldplay vem ao Brasil em março de 2016

Uma das postagens recorde de compartilhamento.

Quando os shows foram oficialmente anunciados, a preparação para a cobertura e especiais em comemoração às apresentações em solo brasileiro foram começando a surgir. Acompanhamos juntos com os fãs a batalha para a compra dos ingressos, recebendo inúmeros e-mails e mensagens no Facebook com dúvidas sobre a compra, pontos de venda, e carteira de estudante.

Em parceria com o Viva Coldplay, organizamos os flashmobs para o show: balões amarelos durante Yellow, luzes durante Everglow e Fix You e a plaquinha “Believe in Love” ao final de Up&Up – o que funcionou perfeitamente. Para que os fãs não perdessem essas informações, foi lançado um hotsite com os detalhes para quem quisesse participar.

CfeCJwlWQAAwBkD

A equipe do Coldplay Brasil reunida pela primeira vez. Da esquerda para direita: Karina, Marcelo, Gabriela e uma convidada especial, Lara.

Como Marcelo, Gabriela e Karina estariam fora de casa na semana do show, era preciso convidar algumas pessoas para fazerem a cobertura da passagem da banda pelo Brasil. Taynara (que chegou a ser membro da equipe, em 2013) e Raelle Andrade (que, mais tarde, se juntou ao CPBR) foram escaladas para seguir os passos da banda no país e levar informações, vídeos e fotos dos shows para os seguidores.

12495065_1212185978805403_4765488170966465768_n

Os fãs arremessam seus balões amarelos, do flashmob, ao ar. (Foto: Camila Cara)

Para um momento inesquecível, não poderíamos ter deixado de convidar uma pessoa que foi extremamente importante para o Coldplay Brasil – da época em que era apenas uma página no Facebook, ainda -, Lara Ferreira, amiga de Gabriela que foi uma das criadoras do CPBR. Pode-se dizer que o ponto alto da história do Coldplay Brasil foi, com certeza, ter a oportunidade de conhecer o Coldplay. No dia 7 de abril, nossa equipe conversou com Chris Martin, Jonny Buckland, Guy Berryman e Will Champion, em um encontro repleto de emoção, surpresas, nervosismo e muita gratidão.

AM0407T2124_4647

As equipes do Coldplay Brasil, Viva Coldplay e Chris Martin Brasil conhecem a banda. (Foto: Ariel Martini)