Chris Martin participará de especial em comemoração aos 60 anos do GRAMMY – Coldplay Brasil
Chris Martin participará de especial em comemoração aos 60 anos do GRAMMY

Especial com os maiores momentos da premiação irá ao ar na TV estadunidense em novembro.

Texto Marcelo Monteiro
@mrclmonteiro
quarta-feira, 11 de outubro de 2017

A Academia de Gravação irá celebrar os 60 anos dos Prêmios GRAMMY, completados no ano que vem, com um especial de TV que irá apresentar uma retrospectiva dos momentos mais marcantes dos 59 anos da maior celebração da música mundial. “GRAMMYs Greatest Stories: A 60th Anniversary Special” (As Maiores Histórias do GRAMMY: Um Especial do 60º Aniversário, em tradução livre) contará com a participação de grandes vencedores do prêmio, além de Chris Martin, como Christina Aguilera, Mary J. Blige, Celine Dion, Aretha Franklin, Dave Ghrol, Elton John, Bruno Mars, Paul McCartney, Ed Sheeran, Bruce Springsteen, Sting, U2 e Keith Urban.

O programa ainda mostrará raras imagens dos bastidores e curiosidades sobre as apresentações mais memoráveis já realizadas na premiação, como Aretha Franklin cantando ópera, na edição de 1998, e Paul McCartney com seu medley de Abbey Road, em 2012, e irá ao ar no dia 24 de novembro, nos Estados Unidos, pelo canal CBS. Não há informação acerca da transmissão no Brasil.

Histórico

No decorrer de sua carreira, Coldplay já acumulou 27 indicações ao GRAMMY — sendo a edição de 2008 (na imagem) a mais memorável para a banda, quando foram os maiores indicados, com seis indicações —, e já tem sete vitrolinhas na prateleira, incluindo algumas das categorias mais importantes, como Canção do Ano (“Viva La Vida”, 2008), Gravação do Ano (“Clocks”, 2003) e Melhor Álbum Alternativo (“Parachutes”, 2001 e “A Rush Of Blood To The Head”, 2002). Uma das apresentações mais icônicas da banda foi a de “Politik”, com a participação da Orquestra Sinfônica de Nova Iorque, na edição de 2003 — a primeira vez da banda no palco da premiação.