O lançamento do EP Kaleidoscope – Coldplay Brasil
O lançamento do EP Kaleidoscope

Coldplay nos surpreendeu com um novo trabalho incluindo cinco músicas inéditas — que acabou sendo indicado ao GRAMMY.

Texto Gabriela Rodrigues
segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Foi ainda no ano passado que Chris Martin confirmou que a banda estava trabalhando em um EP. A primeira música a ser lançada — sem que soubéssemos disso — foi “Something Just Like This”, colaboração com o duo The Chainsmokers, no dia 22 de fevereiro. O lyric video da canção foi um dos vídeos musicais mais vistos do ano, batendo recordes de maiores números de visualizações no menor período de tempo.

Apenas descobrimos sobre o EP, oficialmente, no dia 2 de março — aniversário do Chris — no lançamento de “Hypnotised”. A banda fez uma publicação, na qual dava poucos detalhes sobre o lançamento, tal qual a suposta data de lançamento, que acabou se prorrogando até o dia 14 de julho.

Descrita como uma dreamlike ballad — a balada de sonhos —, Kaleidoscope deu uma continuação ao A Head Full Of Dreams, com músicas um pouco mais dramáticas e intensas do que o atual álbum. A versão lançada de “Hypnotised” para anunciar o EP não é a mesma presente no EP em forma virtual. A versão contida nas plataformas virtuais foi adaptada, contendo uma introdução, que aliás, deu origem ao app criado pela banda, de mesmo nome.

O lançamento seguiu com “All I Can Think About Is You”. Depois de publicar um trecho da canção em suas redes sociais, Coldplay lançou oficialmente a faixa de abertura de Kaleidoscope, com um lyric video dirigido por I Saw John First repleto de animações e cores em uma viagem pela evolução da vida humana e o espaço, sendo dita pelo site PrettyMuchAmazing — e também por muitos fãs — como uma das melhores canções da banda nos últimos tempos.

No mesmo dia, todas as dúvidas em relação ao EP foram tiradas com a confirmação das informações por parte da banda. Tracklist definitiva, data de lançamento (em formato físico e digital, sendo o físico, lançado com um mês de diferença).

Um dia antes do anúncio oficial dos shows no Brasil — sendo adiantada por este motivo —, “A L I E N S” foi lançada, com um lyric video, que mostra uma família de alienígenas fugindo de um poderoso inimigo e, por fim, acabam pousando na Terra. A música, repleta de conotação política, é dedicada aos refugiados e todos os lucros obtidos com ela são destinados à Migrant Aid OffShore Station – MOAS, que resgata imigrantes à deriva.

O último single de Kaleidoscope a ser lançado foi justamente uma das faixas de maior destaque no EP. “Miracles (Someone Special)”, colaboração com o rapper Big Sean, é um grande hino motivacional. Seu lyric video, lançado no dia 15 de julho — um dia depois do lançamento digital do EP —, homenageia a importância dos imigrantes estadunidenses e arrasa na representatividade ao enaltecer mulheres, negros e muçulmanos. Com uma melodia que remete à canções oitentistas, a faixa inclui até mesmo um trecho do filme De Volta Para O Futuro — filme favorito de Chris e Moses, seu filho —, onde Marty McFly, o inesquecível personagem interpretado por Michael J. Fox, questiona “E se eles disserem que eu não sou bom? E se disserem: ‘desapareça daqui, garoto. Você não tem futuro’?”.