Oráculo #3: Mas o Coldplay vai vir pro Brasil fazer show em 2015? – Coldplay Brasil
Especial
Oráculo
Oráculo #3: Mas o Coldplay vai vir pro Brasil fazer show em 2015?

O ano começa e a terceira edição do nosso Oráculo está no ar. Nessa primeira edição de 2015, respondemos perguntas […]

Texto Marcelo Monteiro
@mrclmonteiro

O ano começa e a terceira edição do nosso Oráculo está no ar. Nessa primeira edição de 2015, respondemos perguntas sobre várias coisas – mas sempre tem alguém que pergunte se vai ter show aqui. Tem gente que ficou na dúvida se o próximo álbum seria ou não o último da banda, sobre o que o Phil faz no Coldplay, ou até onde fica o túnel do clipe de Fix You, e gente que filosofou e escreveu bastante coisa. Ah, e tem muita teoria também. Então, se você tá com aquela pulga atrás da orelha, mande sua pergunta e nós iremos fazer de tudo para respondê-la.


Mattheus Aguiar – Ananindeua, Pará
Coldplay virá ao Brasil em 2015?
Olha, Mattheus. É uma coisa bem difícil de se responder. O ano tem 365 dias e cada um deles traz uma surpresa, por mínima que seja. No momento não tem nada marcado, pois eles estão em estúdio. Mas, como você deve os conhecer bem, sabe também que eles fazem as coisas de uma hora pra outra.

Beatriz Carreira Cavalcante – São Paulo, São Paulo
Então, tenho visto muito recentemente sobre o 7° álbum ser o último da banda, e que eles parariam de “fazer shows grandes” por no mínimo 3 anos, isso é verdade?
Não foi só você que viu isso, Bia (podemos te chamar assim?). Muita gente nos perguntou se o próximo álbum da banda seria realmente o último. O que o Chris queria dizer é que o próximo álbum será tão importante o sétimo livro do Harry Potter, e falou claramente que não seria o último. Aí, os desinformados/sensacionalistas-que-só-querem-cliques aproveitaram a deixa pra criar notícia falsa e assustar todo mundo. Sobre eles não fazerem grandes shows por três anos, o Chris falou isso no final de 2012 – e nós falamos sobre o prazo estar acabando.

Melchi Edrei – Fortaleza, Ceará
Onde é aquele túnel do clipe de Fix You?
Na verdade, são vários. Os túneis por onde Chris sai cantando a música até chegar no Reebok Stadium pra finalizar a música, estão localizados perto do London Bridge Station, uma estação do Metrô de Londres. O vídeo, dirigido por Sophie Muller (que também trabalhou com a banda em In My Place) é uma homenagem às vítimas do atentado de Londres de 7 de julho de 2005, uma série de explosões que atingiram o sistema de transporte público, que matou 56 pessoas e feriu mais de 700.

Bianca – Belém, Pará
Querido Oráculo, eu gostaria de saber qual o papel do Phil na banda. Ele é como se fosse um administrador?
Ele foi o primeiro empresário da banda, em 1998. Foi ele quem financiou o primeiro EP deles, o Safety. Hoje ele trabalha como diretor artístico da banda, mas é como se fosse um quinto membro (se você tem algum álbum da banda, já deve ter percebido que nos encartes ele aparece junto com os integrantes).

Brenda Ribeiro Gomes – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Eu gostaria de entender melhor sobre a musica Charlie Brown. Quase ninguém soube explicar… Bom, eu sei que é um Oráculo mas aqui vai a minha teoria, segundo minha mãe que também é fã do Coldplay – tá no sangue hahah. Estávamos assistindo pela centésima vez a apresentação deles no Rock In Rio e ela notou o jeitinho doido do Chris tocar piano. Ela disse que ele estava fazendo referência ao personagem do desenho do Snoopy, ele tem um dono chamado Charlie Brown que toca piano dessa mesma maneira. Então eu acho que a banda fez uma homenagem a esse personagem é isso. Só queria confirmar com você! Ou se você não sabe te passar essa teoria. Soube até que eles lançaram na época do MX uma tipo de HQ sobre isso.
Que ÓTIMA observação, Brenda! Com quem você aprendeu isso? O Chris sempre foi meio doidinho pra tocar piano – já viu a apresentação no Grammy de 2003, dá medo! Hehehe? Já as HQs foram pra contar a história por trás do álbum, que fala de uma ditadura onde a cor é proibida.

Ricardo Pereira – Tremembé, São Paulo
Up In Flames foi um presságio do que seria Ghost Stories, vamos dizer assim, a única musica um pouco mais triste de Mylo Xyloto, que tem uma batida boa, com piano tocado com precisão e com calma, pode ter servido de base para o álbum. Se Chris disse estar em busca da música perfeita e feliz, e com os vários elogios dele mesmo ao single A Sky Full Of Stars, dizendo que não conseguia ficar parado com esta música e que ela foi uma das mais importantes feitas pelo Coldplay, seria ela a base para as musicas do sétimo álbum A Head Full Of Dreams? Seria um álbum mais feliz após o melancólico e perfeito Ghost Stories?
Acredito que para sua primeira teoria, é só mera coincidência. A banda sempre faz música “triste” (ou um álbum todo, como o Parachutes), mas não posso negar que Up In Flames tem um quê de Ghost Stories sim. Acontece que o álbum começou a ser feito no início de 2013, e Up In Flames é de 2010/11. Agora, quanto ao A Head Full Of Dreams ainda é meio precoce de se falar – porque nem sabemos se vai ser esse título mesmo.