Oráculo #2: Porque o ColdplayVEVO não existe mais e outras dúvidas – Coldplay Brasil
Oráculo #2: Porque o ColdplayVEVO não existe mais e outras dúvidas

Na primeira edição do Oráculo aqui no Coldplay Brasil, nós respondemos sobre o significado de Charlie Brown. Você lembra? E […]

Texto Marcelo Monteiro
terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Na primeira edição do Oráculo aqui no Coldplay Brasil, nós respondemos sobre o significado de Charlie Brown. Você lembra? E parece que o pessoal se inspirou nisso pra perguntar algo parecido – dessa vez com Sparks. Além da pergunta que dá título ao post, ainda tem gente que perguntou se aquela história do Guy perder o A Rush Of Blood no metrô era verdade, ou onde a banda gosta de ficar quando vem pra cá. Você pode fazer suas perguntas por aqui, e ela poderá ser respondida no próximo mês. Certin? Então, vamos ao Oráculo!


Julia Maciel – São Paulo, São Paulo
Olá! Nunca consigo achar algo que fale o significado concreto de Sparks. É claro que, pela tradução, fala sobre amor. Mas quero saber a história por trás dessa música.
Olha Julia, essa vai ser difícil. Tivemos que pedir ajuda aos nossos esquilos treinados para achar alguma coisa – e não achamos algo concreto, como você quer. Ao nosso ponto de vista, fala sobre como Chris viu faíscas ao conhecer alguém no qual ele se apaixonou. Mas tem um problema: era um amor não-correspondido. E então ela foi ficando cada vez mais longe dele, mas ele sempre estaria perto dela. Ou ele simplesmente escreveu sem ter uma história por trás.

Laura Alvim – Macaé, Rio de Janeiro
Sou super fã do Coldplay, e queria saber em quais lugares do Brasil eles virão, no caso por que a escolha dessa cidade e se eles já tiveram interesse de conhecer o Brasil sem ser para fazer shows. Obrigada pela oportunidade!
Oi Laura! Primeiro que não há, por enquanto, nenhum show marcado para o Brasil – se é que você perguntou por isso. Quanto à escolha das cidades por onde a banda passa quando está um turnê, geralmente fica por vontade da gravadora, da promotora do show, ou da banda, que pode escolher um lugar específico, ou até por onde há a maior “densidade demográfica” de fãs. Por exemplo, a primeira vez que a banda veio pra cá, em 2003, eles fizeram um show apenas no Rio de Janeiro. Já na turnê seguinte, eles foram para São Paulo, além do Rio. Na turnê cancelada do Mylo Xyloto, eles iriam para Porto Alegre e SP, já que haviam feito um show no Rock In Rio. E sim, já tiveram interesse em vir pra cá sem ser para shows. Chris uma vez disse que adoraria vir para o Brasil durante o Carnaval.

Larissa Lima – Manaus, Amazonas
Qual lugar que os meninos preferem, um lugar onde os shows da banda é inesquecível?
Fácil! Quem tem o Live 2012 sabe. Durante a entrevista do Guy, ele disse que o Festival de Glastonbury é um dos lugares onde eles mais gostam de tocar.

Vitor Hugo Costa Borges – São Paulo, São Paulo
Aquela história que o Guy perdeu o AROBTTH no metrô é verdade?
Éééééé, bais ou benos. No Boombox All Access do Coldplay, Chris falou de algumas situações engraçadas da banda. Guy então lembrou de quando perdeu a primeira cópia (daquelas onde nem capa o álbum tem, só um escrito) do segundo álbum da banda no metrô. Como naquela época a internet ainda não era um poço de maldade e pirataria (momento Aristóteles), alguém que achou deve ter simplesmente ouvido ou jogado fora. Se fosse hoje em dia, a banda perderia alguma grana pelo álbum ter vazado tanto antes do lançamento.

Karina Ferreira – Jaú, São Paulo
Por que o ColdplayVEVO não existe mais?
Porque o Coldplay é agora da Warner Music. A VEVO é um site de videoclipes fruto de uma parceria entre a Sony Music Entertainment, Universal Music Group e a falecida EMI (que ainda existia quando o serviço foi criado, em 2009). Quando o Coldplay pertencia à EMI, eles tinham o canal na VEVO bem bonitinho, lembra? Só que depois que a Warner Music comprou a Parlophone – que era da EMI -, a banda passou à uma gravadora que não faz parte do conglomerado, e perdeu seu canal na VEVO. Oh, que pena. O último vídeo que recebeu o selo “VEVO” no canto inferior esquerdo da miniatura do vídeo foi o lyric video de Atlas – tanto que se você for ver, nenhum vídeo da Era Ghost Stories aparece no site do serviço. A Warner preferiu usar o serviço de clipes da MTV Networks pra divulgar os vídeos de seus artistas. Deu pra entender?

  • Joao

    Tem coisa errada aí. O primeiro show que a banda fez no Brasil foi em São Paulo , em 2003 – um dia antes do show que eles fizeram no Rio. Depois voltaram em 2007 para três shows em São Paulo e nenhum no Rio.