MTV transmite o Festival Global Citizen neste domingo – Coldplay Brasil
MTV transmite o Festival Global Citizen neste domingo

Edição especial, na África do Sul, celebra o centenário de Nelson Mandela, e terá a participação de Chris Martin.

Texto Marcelo Monteiro
sábado, 1 de dezembro de 2018

Neste domingo, em Joanesburgo, na África do Sul, acontece mais uma edição do Festival Global Citizen, uma iniciativa da organização de mesmo nome de reunir artistas em prol de boas causas para fazer a diferença. Artistas como Beyoncé, JAY-Z, Ed Sheeran, Eddie Vedder, Femi Kuti e Usher, além dos colaboradores do Global Citizen – EP1, Pharrell Williams, o vocalista do Coldplay, Chris Martin, Tiwa Savage e Cassper Nyovest estão entre as atrações.

A MTV transmite, a partir das 18h (horário de Brasília), essa que é uma edição é especial do festival —e que não poderia ocorrer em outro lugar. Se estivesse vivo, Nelson Mandela completaria 100 anos. Mandela, morto em 2013, foi o primeiro presidente da África do Sul, entre 1994 e 1999 e venceu o Prêmio Nobel da Paz de 1993, três anos após passar 27 anos na prisão injustamente devido ao regime de segregação racial que perdurou no país entre 1948 e 1994, o Apartheid.

O movimento da Global Citizen visa acabar com a pobreza extrema, além de advogar em áreas como igualdade de gênero, educação, água e saneamento. Desde 2015, Chris Martin é responsável pela curadoria do festival, posto que prometeu cumprir até, pelo menos, 2030. “Eu sempre senti que, como músico, um dia nós mostramos interesse sobre uma causa e nós realmente acreditamos no que estamos falando, mas no dia seguinte nós temos nossas próprias preocupações”, disse o vocalista, no evento que marcou o seu anúncio. “Quero tentar ter uma relação mais estável entre artistas e pessoas que realmente estão tentando mudar o mundo”, concluiu.