Linha do Tempo #1 – Coldplay na Parachutes Era e seu primeiro Grammy
Linha do Tempo #1 – Coldplay na Parachutes Era e seu primeiro Grammy

1999 O início de tudo. A banda já tinha seus três primeiros EPs, Safety, Brothers & Sisters, The Blue Room […]

Compartilhe
Publicado em 18 de julho de 2013 e atualizado pela última vez em 19 de dezembro de 2016 às 20:23.

1999

O início de tudo. A banda já tinha seus três primeiros EPs, Safety, Brothers & Sisters, The Blue Room e antes de tudo isso, a “Ode To Deodorant Tape”, com a primeira composição da banda mais a música Brothers & Sisters. A banda começa a gravar seu primeiro álbum, Parachutes. Primeiramente gravariam apenas mais um EP, mas não ficaram satisfeitos com o primeiro resultado. Eles queriam ter mais controle sobre todo o processo. Com alguns shows marcados, a banda teve que adiar o lançamento do primeiro álbum para julho de 2000.

2000

Após o lançamento do álbum no dia 10 de julho, o álbum rapidamente alcançou a posição de número um no Reino Unido e foi certificado sete vezes disco de platina (mais de 300 mil cópias) e também ficou na lista dos 20 álbuns mais vendidos do século XXI. Enquanto isso, nos Estado Unidos, o álbum ficava na 51ª posição da Billboard 200 e foi certificado também como disco de platina. E então, foram indicados a cinco Brit Awards do ano de 2001.

2001

Depois de todos os certificados, o Coldplay estava caminhando rumo às premiações. Primeiro, 5 indicações no Brits de 2001, o que seriam as primeiras indicações da banda e levaram dois. Melhor Grupo Britânico:

E também levaram Melhor Álbum Britânico:
Ainda no Brits de 2001, a banda faria sua primeira apresentação em uma premiação. E a música tocada foi Trouble.

2002

Na premiação onde o Coldplay levou Melhor Álbum de Música Alternativa, Chris Martin não foi, apenas Jonny, Will e Guy. Vídeos daquela noite de 26 de fevereiro são muito raros de serem encontrados pois a banda recebeu o prêmio antes da transmissão ao vivo e não haviam câmeras no local àquela hora.
Um trecho da reportagem publicada esse ano pelo canal ET dizia:

‘Foi um pouco estranho porque foi tudo antes de ter as câmeras de TV e na verdade não tinha muitas pessoas lá’, diz o guitarrista Jonny Buckland, ‘Foi muito legal apesar de tudo’. Mais anticlimático ainda foi a mensagem de Guy Berryman para as pessoas, antes de voltar para casa no Reino Unido; depois de uma resposta ao pedido do teimoso Chasez, Berryman diz para a câmera ‘Bem, eu acho que nós vamos dizer Olá. Olá’.

Logo, Guy, como de costume, fez uma anotação naquele dia, que diz:

Nós fomos nomeados para 3 prêmios e ganhamos ‘melhor alternativo’ o que nos surpreendeu pois Radiohead e Björk também foram indicados.

Por Marcelo Monteiro
Aspirante a jornalista que ama música mas também sonha em ser publicitário. Como você pode ter percebido, sou libriano.