Por Trás da Canção #2 – A Message
Por Trás da Canção #2 – A Message

Vamos conhecer um pouco mais sobre a música.

Compartilhe
Publicado em 11 de outubro de 2015 e atualizado pela última vez em 19 de dezembro de 2016 às 19:48.

Dando continuidade à nossa coluna Por Trás da Canção, desta vez, vamos trazer alguns detalhes de uma canção que foi sugerida pra gente pela nossa página no Facebook. A sugestão veio da Nataline Ribeiro, que afirmou querer saber um pouco mais sobre A Message, pois nunca havia achado curiosidades sobre a música. Você pode mandar sua sugestão de música para o próximo post – e agradeceríamos muito se você mandasse algum fato sobre ela também – pela nossa página de contato.


A Message faz parte do terceiro álbum da banda, X&Y, e isso todo mundo já sabe (e que tal ler os posts que fizemos para comemorar os 10 anos do álbum?). Não era fácil a situação da banda no estúdio, gravando o disco. O Coldplay havia terminado sua primeira grande turnê, e Chris estava com dúvidas quanto à sua capacidade de  composição e que passava 60% do tempo pensando que não poderia escrever músicas.

outside

O Troubadour, onde ocorreu a primeira apresentação de X&Y – e de A Message.

A inspiração para escrever A Message veio de uma canção chamada My Song Is Love Unknown, escrita em 1964 por John Ireland, compositor britânico. Chris Martin declarou, em uma entrevista à Q Magazine, que se tratava de um de seus hinos favoritos. “Tem uma influência muito grande das igrejas na banda, porque todos nós crescemos cantando nas missas”, disse o vocalista.

Foi uma das últimas músicas a entrar no álbum. Depois de Chris Martin voltar de uma viagem para Gana com a Oxfam, em janeiro de 2005, a banda continuou trabalhando muito para incluir novas canções no repertório. Em uma outra entrevista, dessa vez para a Rolling Stone, em 2005, Chris falou que escreveu A Message sentado nu em um sofá. “Tem várias músicas em X&Y que vieram de lugar nenhum – foi como puxar elas para fora da cartola”, disse o vocalista. “Eu acordei no meio da noite, corri escada abaixo e esta música veio pronta, como uma visita que chega tarde da noite. Fiquei muito empolgado. É a mesma sensação de pegar um peixe momentos antes de ir embora e quando todos os outros pescadores já se foram”.

hopeforhaiti

A banda apresentando a canção no Hope For Haiti Now, em 2010.

No evento beneficente que levantou fundos para as vítimas do terremoto no Haiti, o Hope For Haiti Now, o Coldplay apresentou uma versão bem diferente de A Message, mudando um pouco da letra e da melodia da música.

A Message esteve presente na setlist do primeiro show da X&Y Era, no Troubador. Secreta, e apenas com a presença de alguns fãs, a apresentação serviu para que a plateia fosse “se acostumando” com o novo som da banda, e para eles ensaiarem também. A NME Magazine ouviu o álbum antes de todo mundo, e relatou que a canção tinha muito violão, e de que não havia dúvidas sobre qual atriz de Hollywood a canção se refere (em termos mais atuais, “se referia”).

  • Amei o post, obrigada por esclarecer minha dúvida ?

Por Marcelo Monteiro
Aspirante a jornalista que ama música mas também sonha em ser publicitário. Como você pode ter percebido, sou libriano.