Por Trás da Canção #1 – Paradise
Por Trás da Canção #1 – Paradise

Conheça nossa nova coluna, onde vamos mostrar detalhes das músicas da banda!

Compartilhe
Publicado em 25 de agosto de 2015 e atualizado pela última vez em 31 de maio de 2017 às 19:30.

Apresentamos a nova coluna do Coldplay Brasil: Por Trás da Canção, que vai mostrar detalhes e curiosidades sobre as músicas da banda, ou seus clipes, que você provavelmente ainda não sabia. Caso você tenha alguma sugestão de tema para essa coluna, ou alguma curiosidade, você pode nos enviar pela nossa Página de Contato. O primeiro post da nossa coluna falará de Paradise, maior sucesso do álbum Mylo Xyloto.


O lançamento do single ocorreu no dia 12 de setembro de 2011. Nesse dia, ela foi tocada pela primeira vez no rádio, no programa de Chris Moyles na BBC Radio 1, às 7h50.

Paradise foi decisiva para definir o estilo de Mylo Xyloto. No início das gravações do álbum, a banda estava tocando vários instrumentos acústicos e pensando no fato de seguirem uma linha mais intimista, reflexiva e com um som leve. Mas então, eis que surge a canção, deixando bem claro que não tinha como gravar acusticamente. Uma das músicas do projeto acústico que sobraram está presente no disco, a faixa Us Agaisnt The World.

As palavras “para” e “paradise” se repetem 48 vezes durante a canção, sendo desses, 36 “paras” e 12 “paradises”. Tudo isso em 4min38 de música. Coincidência? Eu acho que não.

Chris Martin tem um papel de narrador na canção. Em uma entrevista à Billboard, o vocalista revelou que se inspirou para a criação da letra após ouvir algumas músicas de Bob Dylan e Bruce Springsteen. A música ainda tem uma sequela de Every Teardrop Is A Waterfall, primeiro single do álbum, e que Paradise sucedeu. Na letra, há um trecho que diz “every tear, a waterfall” [cada lágrima, uma cachoeira].

paradisee

A ideia do clipe foi criada em poucas horas pelo próprio Chris, em um dia de folga da banda. Chris não andava de monociclo desde criança, mas a cena onde o elefante anda em um deles foi gravada logo na primeira tomada que fizeram. Em uma das cenas gravadas em Londres, Chris se senta à frente de uma freira no metrô, que ficou o tempo todo calada. Quando se levantaram e deixaram o vagão, ela disse “Espero não ter arruinado o vídeo de vocês”.

freira

Foram feitos testes com cerca de 100 atores (incluindo a modelo gaúcha Cintia Dicker, que chegou a gravar algumas cenas), mas acabaram escolhendo pessoas próximas, como Phil Harvey e o ator Simon Pegg, amigo de longa data de Chris. Eles interpretaram os guardas que correm atrás do elefante, quando ele foge do zoológico.

A banda gravou algumas cenas em uma das áreas mais violentas da Cidade do Cabo, na África do Sul, como a que em Chris aparece dançando com alguns cartazes em frente à uma parede grafitada.

dançando

  • Coldplayer

    Quadro interessante!!

  • Vanesa

    Curti esse quadro xD Gostei mt

  • Gabriel Couto

    Deveriam fazer um dossiê de “Por trás da canção”, mas como “Por trás do Album”, em que cobririam, além da história do album, mas a história de cada musica. Se houver um “Por trás do Album” em algum dia, torço para que seja de X&Y. Amo aquele album mais que tudo.

Por Marcelo Monteiro
Aspirante a jornalista que ama música mas também sonha em ser publicitário. Como você pode ter percebido, sou libriano.