X10Y, ColdplayStories – O significado de X&Y, de acordo com Chris Martin
X10Y, ColdplayStories – O significado de X&Y, de acordo com Chris Martin

Chris fala sobre a inspiração para o nome do álbum e os motivos que atrasaram o lançamento

Compartilhe
Publicado em 8 de abril de 2015 e atualizado pela última vez em 19 de dezembro de 2016 às 20:00.

Continuando com mais um post do especial de 10 anos do X&Y, vamos continuar voltando 10 anos, mais precisamente em 2005, quando o Chris deu uma entrevista falando sobre o significado do nome do álbum. Ele revelou o seguinte:

X e Y é a formula matemática usada quando você não sabe a resposta. Mas, é também, como o preto e o branco, ou a esperança e o desespero, o otimismo e o pessimismo. Por todos os lados há uma tensão entre opostos.

X&Y foi lançado em 6 de junho de 2005 e rendeu grandes hits, em especial “Fix You. Mas, o que muitos podem ainda não saber, é que as coisas não estavam fáceis na época em que a banda estava trabalhando no álbum. Para começar: Chris confessou que tem dúvidas sobre sua capacidade de compor e que passa 60% do tempo pensando que não pode escrever músicas. Foi algo que lhe causou problemas quando estava a escrever para o X&Y, e o sucessor, A Rush Of Blood To The Head. Segundo ele, isso quase acabou com a banda. – ainda bem que ficou só no quase, né?!

A banda também não estava totalmente satisfeita com as músicas incluídas no álbum e decidiram atrasar a entrega do mesmo. O resultado? A sua gravadora, EMI, sofreu uma queda nas ações e Chris e a banda deixaram de receber um grande bônus em dinheiro. Dizendo “Os prazos que se danem! Foi tudo a ver com os exercícios fiscais e os acionistas de qualquer maneira” criticou os acionistas da empresa e ainda adicionou “Uma vez que esquecemos sobre o dinheiro nós nos sentimos livres para irmos até nossos limites e fazermos o melhor álbum possível”.

E então o Chris decidiu em um último momento adicionar mais uma faixa, outro fator que causou o atraso do X&Y. Isso foi algo que não agradou muito a gravadora. Segundo ele, era a “faixa de destaque” do álbum. Olha só o que ele disse:

O único benefício do tempo é que nós tivemos a chance de esperar por músicas adequadas. A última canção que está no álbum saiu de uma conversa que eu estava tendo em casa depois que pensávamos que tínhamos terminado o trabalho. Expliquei que ainda estava faltando aquela canção. Eu fiquei realmente irritado e agressivo e essa musica só saiu em 5 minutos, e uma semana mais tarde estava tudo feito.

  • Andersom Santos

    Que musica é essa ?

    • Ana A. Furtado

      Estou curiosa também!

Por Karina Ferreira
8 to 9, 9 to 10.