X10Y, ColdplayStories – O desempenho comercial do X&Y
X10Y, ColdplayStories – O desempenho comercial do X&Y

Dias após seu lançamento, X&Y apresentava boas vendas e alcançava o topo das paradas do mundo inteiro

Compartilhe
Publicado em 18 de junho de 2015 e atualizado pela última vez em 19 de dezembro de 2016 às 19:52.

X10Y é uma série de posts especiais do Coldplay Brasil em comemoração aos 10 anos do terceiro álbum de estúdio da banda, X&Y, com notícias da época e especiais da coluna ColdplayStories. Este post é baseado em uma notícias sobre o desempenho do álbum.


Com o lançamento do X&Y, em junho de 2005, Coldplay fazia a maior estreia nas paradas até aquele momento. As vendas estavam indo muito bem, obrigada. O álbum chegou ao topo de 28 países ao redor do mundo e deu a banda seu primeiro álbum número #1 nos Estados Unidos, vendendo aproximadamente 740 mil copias na primeira semana, sendo que 8% delas foram baixadas pelo iTunes, pois o álbum tinha sido posto em pré-venda por lá 1 mês antes do lançamento e incluía duas faixas que não estão presentes na versão física. Enquanto isso no Reino Unido, X&Y alcançava o 1º lugar com 464 mil cópias vendidas, conseguindo o recorde de segunda maior estréia nas paradas britânicas, ficando somente atrás do Oasis.

Na segunda semana de vendas Coldplay brigava com Foo Fighters e Backstreet Boys para continuar reinando no topo da Billboard nos EUA e eles se mantiveram firme e fortes lá até o final de junho, quando X&Y conquistava sua terceira semana em primeiro lugar e já acumulava mais de 1 milhão de vendas. O álbum também reinava no topo das paradas do Reino Unido pela terceira semana e a tendência era continuar vendendo bem, devido a apresentação da banda no Glastonbury e sua turnê.

Em Dezembro daquele mesmo ano, o site Amazon.com divulgou uma lista dos produtos mais vendidos de 2005 e X&Y apareceu no segundo lugar, perdendo apenas para o lançamento de Star Wars Episode III. X&Y foi o mais vendido de 2005 em todo o mundo, acumulando mais de 8 milhões de copias e foi eleito o melhor álbum de 2005 por internautas em uma votação no site MSN.com. Em 2006 a banda continuava a colher os bons frutos trazidos pelo X&Y; eles receberam disco de platina pela venda de 300 mil copias no Canadá, ganharam o prêmio de Melhor Álbum Britânico no BRIT Awards e conquistaram sua 61ª semana no top 40 álbuns mais vendidos na Austrália.

Por Karina Ferreira
8 to 9, 9 to 10.