X10Y, ColdplayStories – Gravando o clipe de Fix You no Reebok Stadium
X10Y, ColdplayStories – Gravando o clipe de Fix You no Reebok Stadium

Na volta do especial X10Y, confira como foi a gravação de Fix You.

Compartilhe
Publicado em 27 de maio de 2015 e atualizado pela última vez em 19 de dezembro de 2016 às 19:53.

X10Y é uma série de posts especiais do Coldplay Brasil em comemoração aos 10 anos do terceiro álbum de estúdio da banda, X&Y, com notícias da época e especiais da coluna ColdplayStories. Este post é baseado em uma postagem da Linha do Tempo do site oficial do Coldplay.


Os shows no Reebok Stadium  em julho de 2005 não foram, obviamente, as primeiras apresentações da banda para um público elevado. Mas era a primeira vez que o show realmente era deles. E claro que não era apenas uma gravação de um videoclipe  com 50 mil pessoas em um estádio, foram dois shows a céu aberto, que começariam a trilhar o caminho da banda em shows em estádios. Eram as primeiras lições do que funciona bem em espaços enormes e do que não fica legal.

No papel, a lâmpada que Chris segura acima de sua cabeça no clipe de Fix You era só um elemento simples. Em comparação ao enorme espaço do show, você quase apostaria no fato de que não duraria mais do que um show.

Como um gancho emocional, tornou-se tão importante que o chefe da equipe de iluminação Ben Holdsworth levou mais uma lâmpada para que fosse pendurada no segundo dia de show no estádio.

[…]

R42

Se o coro da plateia cantando os trechos finais de uma das músicas mais emocionantes que a banda já criou não fosse suficiente, havia um outro fator contribuindo para que o clipe de Fix You fosse especial: uma homenagem às vitimas dos atentados de Londres, em 7 de julho de 2005.

Naquela manhã de quarta-feira, uma série de explosões atingiram o sistema de transporte público na capital britânica , em pleno horário de pico. Localizados perto da estação London Bridge, os túneis por onde Chris passa até chegar no Reebok Stadium para finalizar a canção foram palco de um ataque terrorista que matou 56 pessoas e deixou mais de 700 feridas .

2005_07_05_JB

4 e 5 de julho de 2005
Show no Reebok Stadium/Gravação do clipe de Fix You

O problema com shows a céu aberto no verão é que a primeira metade do show tem a luz do sol, mas no fim da apresentação a atmosfera era brilhante… Obrigado a todos que nos esperaram lá na chuva.

Jonny

2005_09_05_GB

5 de setembro de 2005
Clipe de Fix You

A porção ao vivo desse clipe foi gravada no Reebok Stadium ao longo de duas noites – nós tocamos duas vezes cada noite, o que não foi legal!

O clipe foi lançado em 5 de setembro de 2005.

images

Por Marcelo Monteiro
Aspirante a jornalista que ama música mas também sonha em ser publicitário. Como você pode ter percebido, sou libriano.