Jonny Buckland – Coldplay Brasil
Jonny Buckland

O sábio que toca a guitarra


Nome completo Jonathan Mark Buckland
Nascimento 11 de setembro de 1977 (41 anos), Islington, Londres, Inglaterra
Instrumentos guitarras, vocais, baixo, bandolim, alaúde, percussão, órgão, piano
Principais equipamentos Fender Thinline Telecaster
Fender Jazzmaster
Gibson ES-335
Fender Stratocaster
Período em atividade 1996+
Altura 1,90 m

Nascimento e infância

Jonathan Mark Buckland nasceu em Islington, Londres, Inglaterra no dia 11 de setembro de 1977, onde viveu até seus quatro anos de idade quando se mudou para Pantymwym, no País de Gales. Foi seu irmão Tim que o encorajou a entrar para o mundo da música. Começou a tocar guitarra aos onze anos de idade influenciado pelo grupo The Stone Roses. Ele foi aluno da escola galesa de Mold até que se mudou para Londres para estudar astronomia e matemática na University College London, onde também trabalhou como zelador por um tempo.

Música e projetos

Conheceu Chris Martin logo na primeira semana de aula na universidade e ambos fundaram uma banda, que de inicio se chamava Pectoralz. Ao conhecer Guy Berryman e Will Champion, mudaram o nome para Starfish, até que o nome Coldplay foi escolhido e assim a banda foi fundada em 1998. Com o Coldplay, Jonny Buckland tem sete álbuns de estúdio lançados. Fez uma participação no álbum solo do vocalista do Echo & the Bunnymen, Ian Stephen McCulloch e apareceu no filme de Simon Pegg, Shaun of the Dead, ao lado de Chris Martin. Em entrevista, Jonny chegou a ser elogiado pelo guitarrista Slash, que disse que ele possui um grande talento.

Vida pessoal

Buckland namorou com Chloe Lee-Evans durante muito tempo até se casarem em 2009. Em 2007 eles tiveram uma filha chamada Violet e em 2011 tiveram outro filho, Jonah. Atualmente eles moram em Londres. Ele é padrinho da filha de Chris Martin, Apple e torcedor do Tottenham Hotspur F.C.

Feito com e orgulho no Rio Grande do Sul