Chris Martin
Compartilhe

Christopher Anthony John Martin
Exeter, Devon, Inglaterra
2 de março de 1977

Nascimento e infância

Christopher Anthony John Martin, mais conhecido como Chris Martin, nasceu em 2 de março de 1977 na cidade de Exeter, capital de Devon, Inglaterra. Seus pais Anthony, um revisor de contas e Alison, professora de música, tiveram cinco filhos, sendo Chris o mais velho deles. Quando jovem, estudou na Exeter Cathedral School e na Sherbone School, em Dorset, onde formou sua primeira banda, The Rocking Honkies com os baixistas Nick Repton e Iwan Gronow. Chris e os integrantes foram recebidos com vaias do público na primeira performance da banda. Na sua infância, Chris tinha como inspiração a banda a-ha, The Smiths e U2.

Música e projetos

Foi na University College London que Chris conheceu Jonny Buckland, Guy Berryman e Will Champion e em 1998 formaram o Coldplay. Chris chamou seu amigo Phil Harvey para ser empresário da banda e no mesmo ano eles financiaram o EP Safety. Ao assinar contrato com a gravadora Parlophone, o Coldplay e consequentemente Chris Martin, se tornaram reconhecidos mundialmente após o lançamento do primeiro álbum da banda, Parachutes. Em projetos solo, já colaborou com diversos artistas como Faultline, Kanye West, Nelly Furtado, Jay-Z, entre outros. Nas telas, apareceu no filme Shaun of the Dead, escrito por seu amigo Simon Pegg, juntamente com Jonny Buckland. Chris apoia projetos sociais como a Oxfam Make Trade Fair, uma campanha por um comércio mais justo e em 2015 se tornou embaixador do Global Citizen, que busca fazer grandes mudanças para um mundo melhor.

Vida pessoal

Chris foi casado com a atriz Gwyneth Paltrow por dez anos. Eles se conheceram em 2002 durante a turnê A Rush Of Blood To The Head e se casaram um ano depois. Tiveram dois filhos, Apple, nascida em 2004 e Moses em 2007. Em 2014 o casal anunciou o fim do casamento em uma publicação no site de Gwyneth, assumindo assim o divorcio publicamente. Martin passou vários anos de sua vida sem ingerir carne e chegou a ser eleito o vegetariano mais sexy do mundo pela PETA em 2005, mas recentemente ele declarou não ser mais vegetariano. Ele nasceu sendo canhoto, mas possui habilidade com as duas mãos.