Formação
Compartilhe

Em 1996, Jonny Buckland e Chris Martin se conheceram na Universidade de Londres e tendo em vista que os dois tinham gosto para música, decidiram formar uma banda e deram o nome de Pectoralz à ela. Mais tarde, em 1997, Guy Berryman se juntou a Chris e Jonny e então renomearam a banda para Starfish. Neste mesmo ano, a banda já começava a fazer pequenos shows, contratados por promotores até que Will Champion chegou para completar a formação da banda. Phil Harvey foi convidado por Chris Martin para ser o empresário da banda e, desde então, é considerado o quinto membro do Coldplay.

1998_01_10

Chris, Jonny e Guy, no primeiro ensaio da banda, em 10 de janeiro de 1998.

O nome Coldplay surgiu apenas em 1998, quando Tim Crompton, um amigo da faculdade sugeriu o nome à banda. Ele já havia usado em sua banda, mas desconsiderou, pois achava o nome extremamente depressivo. O nome vem de um livro de Philip Horky, no qual o primeiro poema se chamava Child’s Play e o último, Cold Reflections. Então, o titulo acabou ficando Child’s Reflections, Cold Play.

Organizado por Will Champion, o grupo fez seu primeiro show com o nome Starfish no ano de 1998. Neste mesmo ano foi lançado o EP Safety, já com a banda usando o nome Coldplay. Cerca de 500 cópias deste EP foram lançadas, financiadas pelos próprios integrantes e Phil Harvey, o que garantiu ao Coldplay uma apresentação em um festival de Manchester, onde Debs Wild, que hoje trabalha no site da banda, pode conhece-los e apresenta-los ao representante da gravadora Fierce Panda. No final daquele ano, Coldplay lançou um EP com três faixas, chamado Brothers & Sisters, sendo este o único trabalho com o selo da Fierce Panda.

1999_04_22_01

Coldplay assina seu contrato com a Parlophone.

Chris, Guy, Jonny e Will assinaram seu contrato de publicação com a gravadora Parlophone Records no dia 23 de abril de 1999 (em pedalinhos num lago do Hyde Park) e então gravaram seu terceiro EP, chamado The Blue Room, o primeiro lançado pelo selo. Cerca de cinco mil cópias do Blue Room foram distribuídas e Bigger Stronger teve seu lançamento na rádio BBC 1.

Nesta época, Will Champion foi expulso da banda por Chris Martin, mas depois o vocalista implorou para que ele voltasse. Na ocasião, Will, Jonny e Guy fizeram com que Chris bebesse várias doses de vodca com cranberry, até que ele percebesse que havia feito besteira. Algumas diferenças foram então solucionadas e os integrantes resolveram que os lucros seriam divididos igualmente entre cada um e quem usasse drogas pesadas estaria fora da banda.