Era X&Y
Compartilhe

Zero Theory foi o primeiro nome pensado para o terceiro álbum do Coldplay. Um certo desconforto com o conteúdo do álbum fez com que a finalização se atrasasse e causasse prejuízo para a EMI Music. A banda também foi prejudicada perdendo um grande bônus em dinheiro, mas eles estavam pouco ligando para isso. Se sentiram mais livres para irem até seus limites e fazer o melhor álbum possível. A versão do X&Y que conhecemos é resultado de uma terceira sessão de gravação. Chris decidiu em um último momento adicionar mais uma faixa, Talk, que segundo ele, era o grande destaque, fazendo com que o lançamento atrasasse mais ainda.

2004_12_15_002

Chris, Guy, Jonny e Will durante as sessões de X&Y.
2005_04_19_17

Imagem do show de lançamento do álbum, transmitido para o mundo todo pela MTV.

Antes de dar inicio a divulgação do X&Y, eles fizeram pequenos shows secretos em Amsterdã, Colônia e Madrid, onde tocaram algumas músicas novas. O show de lançamento ocorreu na Round Chapel, uma igreja na Inglaterra, e foi transmitido pela MTV para o mundo todo.

Speed Of Sound foi lançada em 18 de maio de 2005 pela BBC Radio 1 como o primeiro single e fez história na parada americana chegando ao oitavo lugar. Coldplay foi o primeiro artista britânico depois dos Beatles a emplacar uma canção no top 10 da Billboard Hot 100.

Chris e eu entregamos o single para Steve Lamacq da BBC Radio 1. Nós estávamos nervosos quanto à reação, especialmente os e-mails e textos. Eu tenho certeza que eles escondem os que fala mal.

– Jonny Buckland

2005_05_18

Chris Martin e Jonny Buckland com Steve Lamacq, lançando Speed Of Sound na rádio.

X&Y chegou às prateleiras em 6 de junho e atingiu o topo em 28 países. O inicio da Twisted Logic Tour – até agora a unica turnê da banda sem receber o nome do álbum promovido – e a apresentação no Glastonbury fizeram com que o álbum continuasse a vender cada vez mais até se tornar o álbum mais vendido daquele ano.

2005_06_25_11

Coldplay encerra sua apresentação na edição de 2006 do Festival de Glastonbury. (Foto: Roadie #42)