Era Ghost Stories
Compartilhe

Em 2014 foi anunciado o fim do casamento entre Chris Martin e Gwyneth Paltrow, o que acabou inspirando Chris nas letras do álbum Ghost Stories. A era teve inicio em fevereiro, após, de surpresa, a banda liberar o vídeo com a canção Midnight, que serviu como teaser para o que estava vindo. Coldplay já havia anunciado dias antes que se apresentaria no iTunes Festival SXSW nos Estados Unidos. Então, no dia 3 de março, o primeiro single do álbum, Magic, a capa, data de lançamento e pré-venda do Ghost Stories, foi liberado. Ao se apresentarem no iTunes Festival, performaram canções inéditas que estariam presentes no álbum.

DSC_4187

Guy Berryman toca a harpa a laser, usada nos shows de Ghost Stories durante Midnight.
tvspecial

O palco se ilumina durante A Sky Full Of Stars, no especial de TV de Ghost Stories, 2014.

Alguns shows realizados em março no Sony Pictures Studios, em Los Angeles, foram gravados para o especial Coldplay: Ghost Stories que foi transmitido pelo canal americano NBC em 18 de maio e lançado em DVD em novembro. Era a primeira vez que a banda apresentaria todas as canções do álbum e então as pessoas presentes nestes shows foram proibidas de usar telefones celulares. O palco usado para estas apresentações era no ângulo de 360º, com um telão e estrelas de origami iluminadas.

Em abril eles anunciaram o “Lyrics Hunt” uma especie de desafio no qual as letras das músicas do Ghost Stories, escritas a mão, foram escondidas dentro de livros de histórias de fantasmas em bibliotecas de diversas cidades com menos de 100 mil habitantes. Os fãs ficaram encarregados de seguir as pistas dadas pela banda para encontrar as letras escondidas nos livros. Em um dos envelopes com as letras, estava escondido um ticket que, quem encontrasse, iria assistir o show da banda no Royal Albert Hall, em Londres

A Sky Full Of Stars foi escolhida como segundo single e liberada no dia 2 de maio. Produzida pelo DJ Avicii, a canção logo subiu nas paradas, alcançando o número um no iTunes em diversos países. Um primeiro clipe para ASFOS foi gravado, mas ele foi perdido e tiveram que gravar um novo. Cerca de 250 fãs foram convocados para a gravação do novo clipe nas ruas de Sydney, na Austrália.

DSC_9820aa

Coldplay agredece o úblico após o final do show em Colônia, Alemanha. (Foto: Roadie #42).

Ghost Stories foi lançado em 19 de maio e para promover o álbum, seis shows foram anunciados:

  • 25 de abril – E-Werk, Colônia, Alemanha
  • 5 de maio – Beacon Theatre, Nova Iorque, EUA
  • 19 de maio – Royce Hall, Los Angeles, EUA
  • 28 de maio – Casino de Paris, Paris, França
  • 12 de junho – Dome City Hall, Tóquio, Japão
  • 1º de julho – Royal Albert Hall, Londres, Inglaterra

O show do Royal Albert Hall se esgotou em poucos minutos e um outro show no mesmo local foi marcado para o dia seguinte, totalizando sete shows. True Love foi anunciada como último single do Ghost Stories em 4 de agosto e seu videoclipe oficial estreou no dia 22 do mesmo mês. Porém, em outubro, Ink também foi anunciada como o último single do álbum e a banda lançou um clipe interativo para a canção, dando fim a era com o lançamento do DVD Ghost Stories – Live 2014.