Era A Head Full Of Dreams
Compartilhe

O nome do sucessor do Ghost Stories foi divulgado durante uma entrevista ainda no final de 2014. Muitos rumores sobre o estilo do álbum foram surgindo durante o ano de 2015, enquanto a banda estava trabalhando no estúdio. Em agosto daquele ano duas apresentações foram anunciadas: iHeart Radio em Las Vegas no dia 18 de setembro e Global Citizen, organizado por Chris Martin, no dia 26. A expectativa para que a banda apresentasse o novo material nestas apresentações era muito grande. Nada foi apresentado no dia 18, a não ser um novo visual da banda e umas flores espalhadas pelos instrumentos no palco, mas no dia 26 a banda resolveu apresentar a canção Amazing Day, que foi confirmada pelo produtor da banda, Rik Simpson, que estaria presente no novo álbum.

amazing day

Coldplay apresenta Amazing Day pela primeira vez, no Global Citizen Festival. (Foto: Greg Allen, Associated Press)

Então em outubro cartazes misteriosos começaram a aparecer em estações Londrinas com uma data: 4 de Dezembro. Os cartazes foram logo relacionados ao lançamento do A Head Full Of Dreams e o Coldplay postou a arte dos cartazes em suas redes sociais e um trechinho de uma nova música com a hashtag #AOAL. Logo foi descoberto que a canção se chamaria Adventure Of A Lifetime e então no dia 6 de novembro a canção foi lançada como o primeiro single do álbum.

Beyoncé no clipe de Hymn For The Weekend.

Este é o álbum com maior número de parcerias já feito pelo Coldplay. Beyoncé, Noel Gallagher, Merry Clayton e até Barack Obama, Gwyneth Paltrow, Annabelle Wallis e os filhos de Chris Martin marcam presença nas faixas do A Head Full Of Dreams. Foi lançado em 4 de dezembro e atingiu a segunda posição na parada britânica e americana e foi indicado ao prêmio de Melhor Álbum Britânico no BRIT Awards 2016. Para divulgar a A Head Full Of Dreams Tour, cartazes com um balão colorido foram espalhados pelas cidades que receberão os shows. A turnê terá inicio pela America Latina em março e passará pelo Brasil nos dias 7 e 10 de abril respectivamente, seguindo para a Europa e América do Norte.

Coldplay durante o show do intervalo do Super Bowl 50. (Foto: Roadie #42)

No dia 7 de fevereiro Coldplay se apresentou no intervalo da final mais assistida do mundo: o Super Bowl 50. Em 12 minutos eles apresentaram os hits da carreira juntamente com Beyoncé e Bruno Mars. A final foi assistida por 115 milhões de espectadores e alavancou as vendas do A Head Full Of Dreams, que finalmente chegou ao primeiro lugar na parada britânica, sendo o sétimo álbum da banda a atingir essa posição por lá.

Ainda em fevereiro, a NME deu ao Coldplay o prêmio Godlike Genius (Prêmio Gênios Divinos), já recebido por diversos artistas importantes do cenário musical. A banda foi homenageada pela revista que os acompanha desde o início da carreira, premiando-os pelo conjunto da obra e tudo que fizeram até se tornarem uma das maiores bandas do mundo.

britawards

Coldplay apresentando Hymn For The Weekend no BRIT Awards, onde além de ganharem seu quarto prêmio Melhor Grupo Britânico, se consagraram o maior vencedor da categoria (e a banda com mais prêmios).

Em novembro de 2016, Coldplay anunciou que o quinto single do álbum seria uma versão inédita da faixa Everglow. A inspiração para a gravação do single veio após uma falha técnica durante a performance da música no Festival de Glastonbury, fazendo com que Chris tivesse que improvisar uma nova versão dela. O clipe foi lançado um mês depois.