Nos 20 anos de Parachutes, Coldplay relança videoclipes do álbum em HD

Lançados em uma época em que a televisão ainda era analógica, videoclipes ganham novas versões com muito mais qualidade

7.jul.2020

O ano é 2000. A televisão já é, indiscutivelmente, um meio de comunicação de massa. A internet comercial ainda dá os primeiros passos rumo à popularização global. Neste meio tempo, Coldplay lança seu primeiro álbum, Parachutes.

Apesar de muito popular, no entanto, a TV ainda era analógica. Mas, ainda assim, o principal (senão único) modo que o público tinha à disposição para assistir videoclipes e, sobretudo, dos artistas lançarem os seus vídeos e a si mesmos.

Neste contexto, os videoclipes seguiam o padrão da televisão e não era qualquer videoclipe, nem qualquer artista, que tinha cacife para bancar um videoclipe que excedesse minimamente os padrões – tanto tecnológicos, quanto cinematográficos.

É por essas e outras que “Shiver” é um dos videoclipes mais intimistas do Coldplay e, oficialmente, o primeiro. Dirigido por Grant Gee, foi o primeiro da banda a estrear na MTV – daquele jeito analógico da época, claro.

20 anos depois, o globo de Parachutes completa mais uma volta deixando clara sua relevância no catálogo do Coldplay. Na tarde desta terça-feira (7), pelas redes sociais, a banda anunciou que os videoclipes do álbum serão relançados em alta definição através do YouTube. O primeiro é justamente “Shiver.”

“Decidimos dar aos vídeos um polimento em HD,” escreveu Phil Harvey no Twitter.

Os vídeos agora estão disponível em alta definição, a 1080 pixels de resolução, através do endereço nativo no YouTube, sem qualquer alteração.

Evidente que, com o sucesso do álbum já nos seus primeiros momentos de vida, Coldplay passou a ter mais recursos à disposição para divulgar o álbum e os singles seguintes já tiveram clipes bem mais trabalhados.

É o caso de “Don’t Panic” e “Trouble.” Esta última só ganhou um videoclipe nesta característica porque, nos Estados Unidos, a versão europeia foi considerada, digamos, muito “depressiva” e “obscura”.

Nos Estados Unidos e na Europa, as transmissões em alta definição só se tornaram mais frequentes e passaram a ser melhor disponibilizadas em meados de 2004. Aqui no Brasil, as transmissões começaram em 2007, mas a espuma de lã de aço só começou a ser tirada das antenas de televisão em 2016, com os desligamentos progressivos do antigo sinal.

A ação, além de celebrar as duas décadas do carro-chefe do Coldplay, segue os passos de uma iniciativa recente do YouTube que, junto à gravadoras, remasteriza videoclipes considerados clássicos. Além de despertar nos fãs o melhor da nostalgia, na onda das lembranças e memórias desenterradas com as reprises na televisão durante a pandemia do novo coronavírus.

Comentários

As mensagens deixadas por leitores não são responsabilidade do Coldplay Brasil. Vale lembrar que, como não compactuamos com discurso de ódio, comentários que sejam ofensivos serão excluídos. Nós também utilizamos o Akismet para tentar reduzir spam. Clicando aqui você entende como seus dados são processados.

Deixe um comentário

Próximo show
Todas as datas
Pular para o conteúdo