Retrospectiva 2018: Os enigmáticos Los Unidades – Coldplay Brasil
Retrospectiva 2018: Os enigmáticos Los Unidades

Suposta banda formada pelos integrantes do Coldplay continua intrigando fãs. No dia do anúncio, diversas teorias foram criadas.

28.dez.2018

Tudo começou no dia 26 de novembro, quando a Parlophone Records postou em seu twitter uma foto que muitos fãs reconheceram. Seriam essas quatro pessoas os integrantes do Coldplay?

O tweet dizia ”A Parlophone Records tem o prazer de apresentar sua nova assinatura, os Los Unidades”. Seria Los Unidades uma nova banda ou um segundo nome para a banda que já conhecemos —e muito bem?

Los Unidades

Imagem divulgada pela gravadora Parlophone Records. (Foto: Parlophone Records/Divulgação)

A atenção para esse tweet foi voltada pra valer durante o dia, quando várias contas da Warner Music começaram a postar o mesmo tweet de boas vindas para a nova banda. Muitos fãs começaram a se questionar sobre o que estava acontecendo e todos perceberam que a foto de quatro pessoas em pé, que parecia familiar, era de fato a mesma foto usada pelo Coldplay quando “Midnight” estava para ser lançada.

Coldplay Midnight

Imagem de divulgação de “Midnight”, faixa do Coldplay do álbum Ghost Stories

Como todos nós sabemos, fãs de Coldplay são ótimos em desvendar enigmas —ou pelo menos conseguem criar enigmas até onde não há nenhum. No tweet da Parlophone, havia no canto inferior o código ”Y02LPAC81ODL”, o que, para surpresa de muitos, era um anagrama que significava “Coldplay 2018”. A fonte usada para a escrita do mesmo era a clássica do Coldplay.

Surgiram inúmeros questionamentos e principalmente dúvidas em relação ao nome Los Unidades. Seria o mesmo um novo anagrama? Novas ideias surgiram, uma delas foi Unsold Ideas, que no princípio significaria uma banda secundária para realizar todo o tipo de material que a banda não havia realizado antes. O que reforçou essa ideia foi que, no mesmo dia, o artista Paris, responsável pelas pinturas artísticas do álbum Mylo Xyloto, havia postado uma foto em que “Car Kids” era destacado, e como sabemos, “Car Kids” é uma suposta música que iria ser realizada no álbum Mylo Xyloto mas foi descartada.

Entre várias tentativas e um enorme desespero por parte dos fãs —será que a banda realmente iria mudar o nome?—, a Warner da Áustria fez um post em sua página do Facebook dizendo que às 15h (horário de Brasília) haveria algum anúncio sobre a suposta nova banda, Los Unidades. Muitos fãs ficaram animados e acabaram comentando no post que era algo sobre o Coldplay, o que fez com que a Warner deletasse o mesmo.

As horas pareciam nunca passar. Enquanto isso, já haviam descoberto que novas redes sociais para a banda Los Unidades haviam sido criadas. Em poucas horas, os perfis nas redes sociais da banda estavam repletos por novos seguidores, que na verdade eram fãs do Coldplay.

Quando o horário chegou, finalmente, um tweet vindo da conta oficial dos Los Unidades (@LosUnidades) foi postado. “Olá mundo | Somos os Los Unidades | E-Lo | @Pharrell | @Dopebyaccident | De @GlblCtzn EP1 | Na sexta-feira | Ouça agora.” A música estava disponível nas plataformas digitais. Era um som diferente, mas semelhante ao da banda, e é claro que a voz era impossível de não se reconhecer —de fato, era o Chris Martin cantando.

Apesar da euforia, ainda havia muita duvida sobre o que era tudo aquilo. Por quê uma banda nova? Por quê um contrato novo com a gravadora? Após algumas horas, Pharrell Williams postou em seu twitter a música, “E-Lo”, na qual também cantava e confirmou sua presença no Global Citizen, festival no qual a presença do Chris já havia sido confirmada. Será que o mistério estava finalmente chegando ao final?

Apenas dezoito minutos após o tweet oficial dos Los Unidades, o Anchorman se pronunciou no twitter oficial do Coldplay, dizendo: “Acabou de ser anunciado que o Chris fez a curadoria de #GlobalCitizen EP1, um novo lançamento de quatro faixas para o Global Citizen”. Além de uma música, teríamos um EP, com quatro músicas! O mesmo foi anunciado junto do tweet e três das quatro canções continham a participação dos Los Unidades.

Muitos fãs pesquisaram e de fato, Los Unidades foi registrado sobre os nomes que já conhecemos: Guy Berryman, Will Champion, Jonny Buckland e Chris Martin. Eram eles, fazendo nova música para um EP feito para o Global Citizen. Em 2015 foi anunciado que o Chris seria o curador do Global Citizen pelos próximos 15 anos, o que explica a proximidade dele com o mesmo. Desde que o movimento Global Citizen começou em 2011, os mesmos ajudaram a garantir mais de US $ 35 bilhões em compromissos de governos, corporações e fundações privadas para abordar uma ampla gama de questões que afetarão mais de 1,7 bilhão de pessoas.

As músicas que contém a participação dos membros do Coldplay, creditados como Los Unidades, são: “E-Lo”, “Timbuktu” e “Voodoo”. Apenas as duas primeiras foram performadas ao vivo no Festival Global Citizen 2018, no dia 2 de dezembro, em Joanesburgo, na África do Sul. A celebração do festival neste ano foi em homenagem ao Nelson Mandela, o que explica muito o ritmo da música. Atualmente, é possível escutar as canções nas contas oficiais do Youtube dos Los Unidades, Spotify e Apple Music.


mm
Redatora do Coldplay Brasil e estudante de Relações Internacionais na Universidade Anhembi.
Enviar sugestão
Reportar erro

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Coldplay Brasil e são de responsabilidade de seu respectivo autor. Utilizamos o Akismet para reduzir spam — entenda como seus dados de comentários são processados.

Deixe um comentário

*

© Coldplay Brasil 2012-2019 | Creative Commons | Política de Privacidade | DMCA
Desenvolvido por Marcelo Monteiro e inspirado no trabalho de Pilar Zeta e Rabbit Hole