Retrospectiva 2018: Documentário, shows na América Latina e o Pacote Borboleta

Um ano depois do final da turnê, a banda presenteou seus fãs com dois registros de shows e um documentário contando a sua história.

28.dez.2018

Um ano. Esse foi o tempo que esperamos, desde os últimos shows da turnê A Head Full of Dreams gravados no Brasil, nos dias 7,8 e 11 de novembro de 2017, até o lançamento das filmagens em filme e DVD, presentes no Pacote Borboleta, lançado em 7 de dezembro deste ano. Após o Coldplay anunciar, em 2012, shows da turnê Mylo Xyloto no Brasil, e “adiar” três dias depois, fomos compensados com a passagem de uma mesma turnê duas vezes pelo nosso país, e ainda com direito a gravação dos shows. É como a frase “Os humilhados serão exaltados”. E fomos exaltados mesmo.

Ficamos mais da metade de 2018 nos perguntando: quando a banda irá lançar o “AHFODfilm”? Há aqueles que acreditavam que não seria lançado esse ano— a pessoa que escreve este post pensava isso—, e aqueles que acreditavam que viria em novembro —meu chefe, Marcelo, dono deste site, acreditava.

No dia 12 de outubro a banda anunciou em suas redes sociais o tão aguardado filme documentário, A Head Full of Dreams, com exibição em cinemas de todo o mundo no dia 14 de novembro. Dias depois, foi anunciado que o filme seria lançado no dia 7 de dezembro em versão física, e ainda melhor do que esperávamos: ele seria lançado em uma edição chamada de Pacote Borboleta, junto com dois CDs contendo os áudios dos últimos shows na Argentina, o Live in Buenos Aires, e o Live in São Paulo, com filmagens extraídas do show do dia 8 de novembro, em São Paulo. Uma versão em vinil do pacote e uma versão somente com os CDs do Live In Buenos Aires também foi anunciada.

Coldplay Butterfly Package
Coldplay Live in Buenos AiresColdplay Butterfly Package

A arte da capa do Pacote Borboleta, uma colagem remetendo as eras da banda, teve como responsável a islandesa Kristjana S Williams. Em entrevista ao site oficial da banda, a artista disse que Phil Harvey conhecia a arte original da borboleta da capa, feita por ela um tempo antes. Chris chegou a ver a borboleta, e se interessou para um futuro projeto. Ela e Phil se encontraram um tempo depois, e assim surgiu a colagem.

Coldplay Butterfly Package Collage

Colagem com elementos das várias eras da banda, feito pela artista Kristjana S Williams. (Imagem: Divulgação)

A colagem é algo libertador. Eu gosto de trabalhar com gravuras vitorianas muito antigas, que transmitem emoção. Há imensas bibliotecas dessas gravuras pelo mundo, então eu gasto meu tempo em mercados e lojas de antiguidades comprando placas e livros antigos, para reunir e criar essas imagens. Phil me deu uma lista grande e antiga de coisas para incluir. O piano é o coração da borboleta, com o qual a banda viaja pelo mundo. Além disso, você tem uma sensação de alcance – as duas asas da borboleta representam as Américas e a Europa/Ásia. E eu queria ter a energia que a banda tem, daí os elementos como o mar, a água e o sol.

– Kristjana S Williams em entrevista ao Coldplay.com

No dia 5 de dezembro, Coldplay anunciou o lançamento de uma fita cassete do Live In Buenos Aires, e uma fanzine com informações sobre o Pacote Borboleta, além de entrevistas com, por exemplo, o diretor Matt Whitecross. A fita e a fanzine são ambas edições limitadas, só foram colocadas 1.500 cópias à venda na loja oficial da banda.

Coldplay Buenos Aires Cassete

Fita cassete do Live in Buenos Aires. (Imagem: Reprodução)

Coldplay Butterfly Package Fanzine

Revista, chamada de fanzine, com entrevistas e informações sobre o Pacote Borboleta. (Imagem: Reprodução)

A controversa venda no Brasil

O dia do lançamento se aproximava, e não encontrávamos o Pacote Borboleta em pré-venda em nenhum site brasileiro. Ao entrarmos em contato com a Warner Music Brasil, os mesmos disseram que seria vendido em versão física no nosso país, mas sem dar uma data específica. Ao contrário do resto do mundo, que no dia 7 de dezembro já exibia as versões CD/DVD e vinil em suas prateleiras. Oras, se foram gravados na America Latina, especialmente em São Paulo, por que não o recebemos?

Há aqueles que tiveram que comprar diretamente da loja da banda, e ao receber no Brasil, tiveram que pagar uma taxa de importação. Pois é. Aqueles que decidiram esperar, boas noticias: já é possível encontrar em três sites brasileiros:

O leitor Marcelo Paz encontrou o Live In Buenos Aires em uma loja em Manaus.

Live In Buenos Aires na prateleira da loja Disco Laser, em Manaus. (Imagem: Marcelo Paz)

E o nosso amigo, Kaique Oliveira, comprou o Pacote Borboleta em São Bernardo do Campo, SP.

O Pacote Borboleta no Brasil, em São Bernardo do Campo. (Imagem: Kaique Oliveira)

Bem, quem sabe em breve poderemos ver essas beldades nas prateleiras das Lojas Americanas, por exemplo.

Comentários

As mensagens deixadas por leitores não são responsabilidade do Coldplay Brasil. Vale lembrar que, como não compactuamos com discurso de ódio, comentários que sejam ofensivos serão excluídos. Nós também utilizamos o Akismet para tentar reduzir spam. Clicando aqui você entende como seus dados são processados.

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo