Retrospectiva 2018: Documentário, shows na América Latina e o Pacote Borboleta – Coldplay Brasil
Retrospectiva 2018: Documentário, shows na América Latina e o Pacote Borboleta

Um ano depois do final da turnê, a banda presenteou seus fãs com dois registros de shows e um documentário contando a sua história.

8 to 9, 9 to 10.

28.dez.2018

Um ano. Esse foi o tempo que esperamos, desde os últimos shows da turnê A Head Full of Dreams gravados no Brasil, nos dias 7,8 e 11 de novembro de 2017, até o lançamento das filmagens em filme e DVD, presentes no Pacote Borboleta, lançado em 7 de dezembro deste ano. Após o Coldplay anunciar, em 2012, shows da turnê Mylo Xyloto no Brasil, e “adiar” três dias depois, fomos compensados com a passagem de uma mesma turnê duas vezes pelo nosso país, e ainda com direito a gravação dos shows. É como a frase “Os humilhados serão exaltados”. E fomos exaltados mesmo.

Ficamos mais da metade de 2018 nos perguntando: quando a banda irá lançar o “AHFODfilm”? Há aqueles que acreditavam que não seria lançado esse ano— a pessoa que escreve este post pensava isso—, e aqueles que acreditavam que viria em novembro —meu chefe, Marcelo, dono deste site, acreditava.

No dia 12 de outubro a banda anunciou em suas redes sociais o tão aguardado filme documentário, A Head Full of Dreams, com exibição em cinemas de todo o mundo no dia 14 de novembro. Dias depois, foi anunciado que o filme seria lançado no dia 7 de dezembro em versão física, e ainda melhor do que esperávamos: ele seria lançado em uma edição chamada de Pacote Borboleta, junto com dois CDs contendo os áudios dos últimos shows na Argentina, o Live in Buenos Aires, e o Live in São Paulo, com filmagens extraídas do show do dia 8 de novembro, em São Paulo. Uma versão em vinil do pacote e uma versão somente com os CDs do Live In Buenos Aires também foi anunciada.

Coldplay Butterfly Package
Coldplay Live in Buenos AiresColdplay Butterfly Package

A arte da capa do Pacote Borboleta, uma colagem remetendo as eras da banda, teve como responsável a islandesa Kristjana S Williams. Em entrevista ao site oficial da banda, a artista disse que Phil Harvey conhecia a arte original da borboleta da capa, feita por ela um tempo antes. Chris chegou a ver a borboleta, e se interessou para um futuro projeto. Ela e Phil se encontraram um tempo depois, e assim surgiu a colagem.

Coldplay Butterfly Package Collage

Colagem com elementos das várias eras da banda, feito pela artista Kristjana S Williams. (Imagem: Divulgação)

A colagem é algo libertador. Eu gosto de trabalhar com gravuras vitorianas muito antigas, que transmitem emoção. Há imensas bibliotecas dessas gravuras pelo mundo, então eu gasto meu tempo em mercados e lojas de antiguidades comprando placas e livros antigos, para reunir e criar essas imagens. Phil me deu uma lista grande e antiga de coisas para incluir. O piano é o coração da borboleta, com o qual a banda viaja pelo mundo. Além disso, você tem uma sensação de alcance – as duas asas da borboleta representam as Américas e a Europa/Ásia. E eu queria ter a energia que a banda tem, daí os elementos como o mar, a água e o sol.

– Kristjana S Williams em entrevista ao Coldplay.com

No dia 5 de dezembro, Coldplay anunciou o lançamento de uma fita cassete do Live In Buenos Aires, e uma fanzine com informações sobre o Pacote Borboleta, além de entrevistas com, por exemplo, o diretor Matt Whitecross. A fita e a fanzine são ambas edições limitadas, só foram colocadas 1.500 cópias à venda na loja oficial da banda.

Coldplay Buenos Aires Cassete

Fita cassete do Live in Buenos Aires. (Imagem: Reprodução)

Coldplay Butterfly Package Fanzine

Revista, chamada de fanzine, com entrevistas e informações sobre o Pacote Borboleta. (Imagem: Reprodução)

A controversa venda no Brasil

O dia do lançamento se aproximava, e não encontrávamos o Pacote Borboleta em pré-venda em nenhum site brasileiro. Ao entrarmos em contato com a Warner Music Brasil, os mesmos disseram que seria vendido em versão física no nosso país, mas sem dar uma data específica. Ao contrário do resto do mundo, que no dia 7 de dezembro já exibia as versões CD/DVD e vinil em suas prateleiras. Oras, se foram gravados na America Latina, especialmente em São Paulo, por que não o recebemos?

Há aqueles que tiveram que comprar diretamente da loja da banda, e ao receber no Brasil, tiveram que pagar uma taxa de importação. Pois é. Aqueles que decidiram esperar, boas noticias: já é possível encontrar em três sites brasileiros:

O leitor Marcelo Paz encontrou o Live In Buenos Aires em uma loja em Manaus.

Live In Buenos Aires na prateleira da loja Disco Laser, em Manaus. (Imagem: Marcelo Paz)

E o nosso amigo, Kaique Oliveira, comprou o Pacote Borboleta em São Bernardo do Campo, SP.

O Pacote Borboleta no Brasil, em São Bernardo do Campo. (Imagem: Kaique Oliveira)

Bem, quem sabe em breve poderemos ver essas beldades nas prateleiras das Lojas Americanas, por exemplo.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Coldplay Brasil e são de responsabilidade de seu respectivo autor.

Deixe um comentário

*

Feito com e orgulho no Rio Grande do Sul