Especial 18 anos de Coldplay – Viva La Vida

Relembre a época de lançamento do álbum mais vendido de 2008.

15.jan.2016

Viva La Vida or Death and All His Friends, ou simplesmente Viva La Vida foi o quarto álbum lançado pelo Coldplay. Nele, a banda resolveu explorar estilos diferentes e expandir os interesses musicais, com letras que referem à vida, morte e guerra.

Eu acho que é o nosso disco mais ousado e confiante. Nós estávamos muito mais abertos a novas idéias e influências e com muito menos medo de experimentar.

Guy Berryman e Chris Martin em entrevista ao Coldplay.com

Em 2007 as gravações do álbum estavam à todo vapor e, para mostrar que estavam no estúdio, a banda postou um vídeo em seu site oficial, onde Chris aparece fazendo algumas letras com as mãos. Não demorou muito para os fãs descobrirem que as letras se tratavam do nome do sucessor do X&Y.

O título só foi confirmado mais tarde, em março de 2008. Violet Hill foi a escolhida para ser o primeiro single e foi disponibilizada durante uma semana para download gratuito no site oficial do Coldplay. Cerca de 2 milhões de downloads foram feitos. Para divulgar o álbum, a banda realizou diversas apresentações na TV e deu inicio a Viva La Vida Tour com show no Madison Square Garden. Na medida em que novos singles iam sendo anunciados, mais a popularidade do álbum aumentava. A canção Viva La Vida acabou se tornando um hit, sendo o primeiro single da banda a atingir o 1º lugar na parada da Billboard americana. Ainda em novembro daquele ano, Viva La Vida foi relançado em uma edição de luxo com o EP Prospekt’s March, com várias canções inéditas e então se tornou o álbum mais vendido de 2008.

No Grammy Awards de 2009, Coldplay se consagrou como um dos maiores vencedores da noite. Favoritos, a banda foi indicada a sete categorias e apresentou Viva La Vida e Lost! com a participação do Jay-Z, levando, no fim da noite, três gramofones dourados pra casa. A banda venceu nas categorias Melhor Álbum de Rock, Gravação do Ano e Melhor Pop Performance Vocal em Duo ou Grupo com Viva La Vida.

E pelo jeito a noite após o Grammy foi boa, já que a banda pediu por algumas cervejas.

Clique aqui e saiba mais sobre o álbum na sessão Viva La Vida na timeline do site oficial do Coldplay.

Comentários

As mensagens deixadas por leitores não são responsabilidade do Coldplay Brasil. Vale lembrar que, como não compactuamos com discurso de ódio, comentários que sejam ofensivos serão excluídos. Nós também utilizamos o Akismet para tentar reduzir spam. Clicando aqui você entende como seus dados são processados.

Deixe um comentário

Próximo show
Todas as datas
Pular para o conteúdo