Especial 18 anos de Coldplay – Mylo Xyloto

É a vez do quinto álbum da banda no nosso especial!

19.jan.2016

Um álbum totalmente acústico. Era essa a ideia principal da banda ao entrar em estúdio para a gravação de seu quinto álbum de estúdio, mas logo ficou de lado.

As gravações começaram ainda quando a banda estava viajando pelo mundo com a turnê do álbum Viva La Vida. Assim como em seu antecessor (Viva foi gravado em várias igrejas góticas da Espanha), o Coldplay buscou as mais diversas inspirações para Mylo Xyloto: liricamente, a banda se inspirou em uma antiga escola de grafite dos EUA, no Movimento Rosa Branca e até na série The Wire, da HBO.

Já temos algumas ideias para as novas canções. Nós nunca paramos de escrever. Nós vamos para o estúdio com todos os nossos melhores planos, e acabamos por fazer aquilo que não era a nossa intenção. É simplesmente emocionante saber o que vai sair nos alto-falantes daqui a um ano. Temos coisas muito empolgantes preparadas. É hora de levar a nossa música para direções diferentes e explorar outras vias.

Guy Berryman

Enquanto davam os últimos retoques em seu quinto álbum, a banda lançou o primeiro single de Mylo Xyloto. No dia 3 de junho de 2011, Fearne Cotton teve a honra de tocar Every Teardrop Is A Waterfall pela primeira vez em seu programa na rádio da BBC – ela ficou tão fascinada pela música que acabou a tocando três vezes até o final do programa. Posteriormente, um Every Teardrop Is A Waterfall EP incluindo a canção e faixas Major Minus e Moving To Mars foi lançado.

O título do álbum foi confirmado em agosto daquele ano. “Xyloto” se refere à junção de duas palavras, em inglês: “xylophone” (xilofone) e “toe” (dedo). Mylo é o nome de um garoto que vive em uma sociedade comandada pelo ditador Major Minus, que proíbe as cores, espalhadas pelas ruas pelos Sparkers, uma gangue que tenta levar aos moradores o espírito de mudança. Os membros da gangue são caçados e presos por Minus, e a única esperança está no pequeno Mylo, que demonstra ser um Sparker. Para contar mais detalhadamente essa história, a banda lançou as Mylo Xyloto Comics, que contaram com seis capítulos – e uma introdução: o clipe de Hurts Like Heaven.

O anúncio do lançamento do álbum foi feito no dia 12 de agosto de 2011 e ele foi finalizado oficialmente em 9 de setembro de 2011. Mylo Xyloto estreou em número um nas paradas do Reino Unido, vendendo 208 mil unidades apenas em sua primeira semana de vendas. Tornou-se o terceiro disco da banda a estrear em primeiro lugar na Billboard 200, nos Estados Unidos (e ficou no topo das paradas de outros 17 países!), onde vendeu 447 mil cópias na primeira semana. Foi o álbum digital mais vendido pela UK Charts Official Company, sendo o primeiro álbum a vender mais de 80.000 cópias digitais em sua primeira semana.

Comentários

As mensagens deixadas por leitores não são responsabilidade do Coldplay Brasil. Vale lembrar que, como não compactuamos com discurso de ódio, comentários que sejam ofensivos serão excluídos. Nós também utilizamos o Akismet para tentar reduzir spam. Clicando aqui você entende como seus dados são processados.

Deixe um comentário

Próximo show
Todas as datas
Pular para o conteúdo